“GIRAFFADA”, UMA GIRAFA ENTRE ISRAELENSES E PALESTINOS

0

O filme ‘Giraffada’, dirigido por Rani Massalha, conta a história de uma girafa chamada Rita a partir da visão de um menino que tem uma relação especial com ela. Os personagens principais são o pai do garoto, que é veterinário, o menino (Ziad) e a girafa.

Ziad cuida do animal para que ela não morra de depressão depois de ter perdido o seu parceiro. A solução que eles encontram é colocar Rita em um zoológico em Tel Aviv, em Israel.

Apesar de ser um filme sobre um animal, a obra consegue passar a brutalidade de se viver em uma zona de guerra através do olhos de Ziad. O diretor do filme explica que a história se passa durante a segunda Intifada, um período de conflito entre israelenses e palestinos que foi de setembro de 2000 a fevereiro de 2005.

Rani Massalha utiliza a girafa como uma metáfora para mostrar como poderia ser a relação entre israelenses e palestinos. Além disso, o animal simboliza a esperança de paz no Oriente Médio. A sua altura representa uma perspectiva mais afastada das situações que acontecem na vida daquelas pessoas.

O filme também inclui diferentes tipos de personalidades, desconstruindo os esteriótipos sobre os israelenses e palestinos. E, por outro lado, conta a realidade do conflito e seu impacto na vida de adultos e crianças. Confira neste vídeo e saiba mais em http://bit.ly/1S8UuHg e http://bit.ly/1S8USpm (em inglês).

Share.

About Author

Comments are closed.