HSBC faz sucesso na web

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Criada pela JWT Curitiba, a campanha “Personagens”do HSBC, veiculada na tv, rádio, mídia exterior e impressa está mostrando seusresultados através da Internet. Em apenas um mês, o site www.souassimesoufeliz.com.br,queteve a estratégia e o desenvolvimento feitos pela RMG Connect, já registrou 1 milhão de acessos. São mais de 910 mil visitantes únicos e 5,3 milhões depage views.

E mais, a ação também já é sucessointernacional. Foi apresentada para toda a rede JWT e já é considerada umgrande case para o HSBC. Segundo Mário D?Andréa, diretor geral e decriação da JWT Curitiba, ?a campanha foi apresentada em Nova York eLondres e já é considerada um dos grandes sucessos da marca no mundo.Inclusive, a direção mundial da conta HSBC disponibilizou na intranet da JWT umlink para que as agências da rede que atendem a conta pelo mundo possam acessare conhecer a idéia em detalhes?.

A visitação, que figura entre os maioresacessos no meio online brasileiro, deve-se principalmente à grande novidade dacampanha. Pela primeira vez, um banco no Brasil faz uma campanha interativa deverdade como ferramenta de aproximação do público. Para o diretor de Marketingdo HSBC, Glen Valente, ?<10.0pt;font-family:”trebuchet ms??=””>O site é parte fundamentalda nossa estratégia nesta campanha, pois gera proximidade e experiência demarca. Percebemos com a pesquisa pré, e confirmamos com a pós, que seria umjeito divertido de ver o HSBC. O melhor de tudo isto são os resultados. Nossaexpectativa era atingir 1 milhão de clientes em junho. Na verdade, em poucomais de um mês, nós conquistamoseste marco”.

Lançada na segunda quinzena de janeiro, acampanha institucional foi criada para mostrar que o HSBC conhece muito bem aspessoas – especialmente quando elas se relacionam com o assunto dinheiro.A ação apresenta cinco personagens diferentes, cinco diferentes tipos depessoas. Cada uma delas tem uma forma de se relacionar com o dinheiro.

Por meio de comerciais, as pessoas são convidadas a entrar no site: www.souassimesoufeliz.com.br.Nele, o consumidor faz um divertido teste de perguntas e respostas que mostracom qual dos personagens da campanha ele se parece mais: Edgar – o quenunca põe a mão no bolso; Alice – alucinada por promoções; Dr. Gouveia– o bondoso mão-aberta; Dona Elvira – a previdente; e Vitório– o empreendedor. A partir daí, cada personagem tem um conteúdoespecífico à disposição do consumidor. Além do número recorde de acessosúnicos, no período de um mês, foram realizados mais de 300 mil testes e obtidos5 milhões de impressões.

 De acordo com a diretora geral da RMGConnect, Adriana Bello, a campanha personagens do HSBC é a verdadeiraexperiência de marca: “A campanha completa o ciclo, vai doinício até o final: posiciona a marca, identifica o consumidor com oposicionamento e prova este conceito, através de ofertas reais de produtos eserviços. Até agora, o objetivo era fazer com os personagens se tornassemconhecidos. Agora iremos ouvir os consumidores, são eles que vão nos contar assuas histórias de Edgares, Alices, Elviras, Gouveias e Vitórios”. 

Segunda fase

Utilizando o conceito de Web 2.0 onde oconsumidor faz o conteúdo, novas ferramentas estarão disponíveis para quemacessar o site, a partir do próximo final de semana. As novidades são“Mapa de Dicas de Economia” do Edgar, a “Geladeira com Dicasde Reaproveitamento” da d.Elvira e a “Árvore do Bem” comdesejos de um mundo melhor do dr.Gouveia. Além disso, os fãs da campanhapoderão baixar as trilhas dos 5 personagens para o celular. É só escolher eclicar.

 

No “Mapa de Dicas de Economia”do Edgar, por exemplo, o internauta encontra um Mapa do Brasil com exibição dedicas de como gastar menos enviadas pelos próprios consumidores – nos formatostexto, áudio, foto e vídeo. Cada vez que alguém entrar na ferramenta encontrará“O Edgar da vez”. No final, o usuário poderá selecionar as dicasprediletas pra compor a Cartilha de Economia que poderá ser impressa epersonalizada.

 

Na “Árvore do Bem” do dr.Gouveiaos consumidores poderão pendurar nos galhos de uma árvore os seus desejos paraum mundo melhor. A mensagem pode ser enviada nos formatos texto, áudio, foto evídeo. Os internautas interativos serão denominados “dr.Gouveia daVez”.

 

Mais um exemplo: Outra ferramenta é ageladeira que traz lembretes fixados com imãs. As peças trarão dicas de como oconsumidor pode fazer re-aproveitando objetos, comidas, etc. Esses serão as“donas Elviras da vez”.

 

Para representar o “Painel de Consumoda Alice” foi criado um mural de “jeans” onde os”sonhos” enviados pelos consumidores serão pendurados como botões notecido. Ao enviar a sugestão, o usuário poderá entrar na loja da Alice. Ocheck-out da loja é feito com a simulação do MCash, mostrando como o HSBCse posiciona com relação à tecnologia.

 

Por fim, a “Plantação de idéias”do Vitório será mostrado como uma grande Plantação, onde os internautas poderãoplantar suas idéias empreendedoras. Após enviar os dados cadastrais básicos, os“Vitórios da vez” verão um previewde sua idéia personalizada e ilustrada.

Diversos gifts serão disponibilizados de acordo com operfil de cada personagem. O Vitório, por exemplo, terá um “criador decartões de visitas”.

 

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