Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
iNFavela SOBE O MORRO - Revista Publicittà iNFavela SOBE O MORRO - Revista Publicittà

iNFavela SOBE O MORRO

0

Há mais de uma década, as empresas descobriram o potencial de consumo da classe C brasileira e miraram neste novo mercado. No entanto, uma parte considerável da base da “pirâmide social” se manteve inexplorada, principalmente, devido à falta de conhecimento da localidade e às dificuldades de logística: as favelas. Na tentativa de preencher esta lacuna, a Invent e a FHolding uniram forças e criaram a iNFavela, agência de live marketing que promete ser o passaporte de entrada das grandes marcas nesses territórios, ávidos por consumo. O lançamento oficial da empresa aconteceu hoje, dia 4 de fevereiro de 2015, no terraço do Consulado Italiano no Rio de Janeiro.

Com um orçamento de 2 milhões de reais previsto para 2015, a iNFavela passa a integrar o Grupo PPG (terceiro maior grupo brasileiro independente e com 100% de capital nacional de comunicação) e chega com o objetivo de aproximar as grandes empresas dos consumidores das favelas e ajudá-las a entender esse mercado fértil e inabitado, através de experiências criativas entre as marcas e o público-alvo. Para isto, a nova agência conta com a qualidade reconhecida da Invent – uma das maiores empresas de live marketing do Brasil – e a ampla experiência nesses territórios da FHolding – mantenedora da Central Única das Favelas (Cufa) com atuação no desenvolvimento econômico e social das comunidades. Para mais informações sobre a parceria e os objetivos da nova agência.


A iNFavela, que já nasce como a maior agência do ramo, terá presença nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador, sendo que a sede principal será no Rio, em Madureira. Até o momento, a agência possui 25 funcionários, sendo que 75% destes são pessoas das próprias comunidades onde o empreendimento atuará. Esse, por sinal, foi um dos primeiros passos da iNFavela ao longo do ano de 2014: oferecer treinamento e trabalho aos moradores dessas regiões. Além disso, a agência já iniciou trabalhos para Ambev, Grupo Light e Avante. A meta é trabalhar de forma completa para uma carteira de cinco a sete clientes em 2015.

Atualmente, as favelas movimentam cerca de R$ 64,5 bilhões por ano – de acordo com a pesquisa Radiografia das Favelas Brasileiras, do Instituto Data Favela, 2013 -, capital semelhante ao PIB de Paraguai e Bolívia juntos. E é, justamente, neste cenário que a iNFavela pretende atuar.

“A proposta é atuar no território de periferias e favelas de todo o Brasil. Vamos fazer com que marcas que não tenham acesso a esses locais passem a ter, de maneira planejada e eficiente. Durante muito tempo chamávamos esses lugares de comunidades carentes, mas de carente eles não têm nada. Esses locais têm uma economia pulsante, que precisa ser estimulada de forma responsável, é claro”, afirma Sandro Ferreira, presidente da Invent e da iNFavela.

Para Celso Athayde, fundador da Cufa e presidente da FHolding, a iNFavela chega para solucionar tanto o problema das empresas quanto dos consumidores que moram nas favelas. “Estudamos o comportamento dos moradores das favelas e percebemos que existe uma lacuna grande entre os interesses e as necessidades dessas pessoas e a oferta das grandes empresas. Isso acontece porque até hoje a comunicação voltada a essa população foi muito pouco explorada. Com a iNFavela, vamos aproximar essas empresas deste público e trazer benefícios para os dois lados”, explica Celso Athayde.
Cases da iNFavela
AVANTE – Desde maio de 2014, a iNFavela vem desenvolvendo o planejamento estratégico de marketing para a Avante, uma start up de soluções financeiras, que descomplica a relação das pessoas com o dinheiro, oferecendo orientação imparcial e soluções financeiras adequadas para as necessidades de cada cliente. A princípio, a iNFavela desenvolveria ações de live marketing capazes de levar a marca Avante ao público, comunicar os serviços, atrair investidores, contribuir para a seleção de colaboradores, inserir a marca na comunidade e gerar incremento de vendas no canal offline. Porém, na medida em que foi sendo realizada uma análise mais profunda do cliente e de sua marca, foram identificadas novas necessidades. Com base nesse trabalho mais aprofundado, foi desenvolvida a estratégia de ações voltadas para todos os targets a partir do lançamento da nova loja, em Paraisópolis, com potencialização dos resultados através de ativações de pré-lançamento e de sustentação. Durante esse processo, foi possível construir uma relação de confiança e compartilhamento, que transformou o sonho da Avante – descomplicar a relação das pessoas com o dinheiro, oferecendo orientação financeira e recomendando os produtos mais adequados para suas vidas – no sonho da iNFavela.

LIGHT – A iNFavela precisava informar aos moradores das comunidades sobre o aumento da conta de luz. Durante essa ação, a agência ouviu as necessidades dessas pessoas e detectou um distanciamento grande entre elas e a empresa fornecedora de energia elétrica. Em um trabalho desenvolvido em conjunto com a Light, uma ouvidoria foi implantada dentro das comunidades para reaproximar esses indivíduos à marca e, assim, abrir o diálogo entre eles.

Sobre a iNFavela

A iNFavela é uma das empresas do Grupo PPG em sociedade com a FHolding, que é uma das mantenedoras da Central Única das Favelas (Cufa). É uma agência de comunicação com expertise em live marketing, especializada no universo particular das favelas.
Sobre a Favela Holding

A Favela Holding é um conjunto de empresas que tem como objetivo central o desenvolvimento de favelas e de seus moradores. A Favela Holding nasce atuante junto a empreendedores comunitários, fomentando e promovendo novas oportunidades de negócios, empreendedorismo e empregabilidade. O projeto alia empresários de diversos segmentos, que assumem o desafio de fazer investimentos em favelas do Rio de Janeiro e apostar no potencial de seus moradores. Fazem parte da holding as empresas: Favela Vai Voando, Avante Favela, Data Favela, Favela Shopping, LEEC, Confusão Filmes, Favela Distribuições, Favela Objetiva, Gi Planet, Cadeia Produtiva e Favela Esporte.

Share.

About Author

Comments are closed.