O Instituto Verificador de Circulação (IVC) será um dos expositores do VI Seminário Nacional de Circulação. A entidade terá um estande no evento, que é promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e acontece nos dias 17 e 18 de setembro, no Novotel Jaraguá, em São Paulo.
Em seu espaço, o IVC vai recepcionar os visitantes oferecendo informações sobre seu trabalho de auditoria de circulação. Um dos destaques entre os serviços oferecidos pelo Instituto é a auditoria de edições digitais de publicações, o que desperta o interesse de grandes jornais. Além disso, a entidade estará à disposição para detalhar as diversas categorias de filiação, incluindo a Circulação Controlada de Conteúdo Variado, criada recentemente, possibilitando a filiação de jornais de distribuição gratuita. Os interessados também poderão ver como funciona o banco de dados do IVC e a utilização do software de divulgação. Ambos funcionam integrados e permitem o acesso às médias de circulação de cerca de 450 publicações filiadas ao IVC. O estande estará aberto no dia 18, das 9h às 17h30.
O diretor-geral do IVC, Ricardo Costa, considera a participação no evento imprescindível, principalmente pelo aumento de publicações filiadas ao IVC registrado neste ano, com crescimento expressivo nos mercados regionais. Costa afirma que a presença do IVC no evento também será marcada por ações de aproximação com os jornais associados à ANJ. Ainda há muito potencial para expansão do quadro de filiados do Instituto. Além disso, no cenário atual está cada vez mais consolidada a percepção de que o trabalho com dados auditados de circulação é benéfico para as empresas jornalísticas. Elas ganham credibilidade junto aos anunciantes e profissionais de Mídia que, por sua vez, podem realizar um trabalho mais apurado de planejamento aproveitando ao máximo a utilização dos recursos para as campanhas.
O Comitê Mercado Leitor da ANJ pretende debater assuntos do cotidiano das empresas jornalísticas relacionados à área de circulação durante o seminário. Temas como fidelização de assinantes e estratégias de crescimento serão abordados, além da apresentação de cases de sucesso de jornais no Brasil.