Leitura da Arte & Arte da Leitura

0

De 27 a 31 de agosto, Passo Fundo fará jus ao título de Capital Nacional da Literatura e receberá mais de 100 escritores, intelectuais e pensadores, mais de 200 artistas e milhares de leitores para discutir o tema “Arte da Leitura e Leitura da Arte”, na 12ª Jornada Nacional de Literatura. Mia Couto, Carlo Ginzburg, Ferréz, José Roberto Torero, Lya Luft, Luiz Ruffato, Mariana Ianelli, Marina Colasanti, Milton Hatoum, Elisa Lucinda, Luiz Ruffato, Nelson Motta, Ziraldo e Marcos Vilaça estão entre os escritores convidados.
 
Durante cinco dias, 111 escritores e pesquisadores, mais de 200 e artistas e 16.500 leitores, entre os quais 12 mil crianças e adolescentes, estarão em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, para discutir literatura. Entre os convidados estão o historiador e antropólogo italiano Carlo Ginzburg, o escritor moçambicano Mia Couto, o poeta francês Henri Deluy, o poeta e dramaturgo cubano Reinaldo Montero, o americano Mark Badger, o romancista polonês Miroslaw Bujko, e os brasileiros Affonso Romano de Sant’Anna, Ferréz, José Roberto Torero, Lya Luft, Luiz Ruffato, Mariana Ianelli, Marina Colasanti, Milton Hatoum, Elisa Lucinda, Luiz Ruffato, Nelson Motta, Ziraldo e Marcos Vilaça, presidente da Academia Brasileira de Letras.
 

Além dos grandes debates, a 12ª Jornada Nacional de Literatura terá em sua programação uma série de atividades paralelas como a 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, o 6º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio, o 2º Encontro da Academia Brasileira de Letras, o Encontro Estadual de Escritores, mostras de cinema, exposições, feira de livro, shows musicais, peças de teatro e muito mais. O ilustrador Rui de Oliveira é o homenageado desta edição. E o empresário e bibliófilo José Mindlin receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Passo Fundo.

O tema “Leitura da Arte & Arte da Leitura” norteará os debates e a programação paralela. De acordo com Tania Rösing, idealizadora e coordenadora do evento, esse tema sintetiza o principal objetivo das Jornadas Literárias: formar leitores que apreciem o texto literário e envolvam-se com linguagens peculiares às diferentes manifestações culturais. “Ao mesmo tempo em que o evento promove a formação de leitores dos diferentes gêneros textuais mais difundidos, cria oportunidades para que tais leitores possam apreciar linguagens mais requintadas próprias do texto literário, desenvolvendo o gosto por textos menos rotineiros, mais criativos”, diz Tania.

A Jornada é uma realização da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Prefeitura Municipal de Passo Fundo com patrocínio cultural da Petrobras, Banrisul, Caixa RS, Eletrobrás, RGE, Coca-Cola, Fonte Ijuí e Grazziotin

Share.

About Author

Comments are closed.