Literatura para deficientes visuais

0

O prazer dos livros e da literatura também está ao alcance de crianças deficientes visuais. A Fundação Dorina Nowill, produz anualmente diversos títulos literários infantis em braille e áudio. Em 2006, a entidade atingiu a impressionante marca de mais de 30 milhões de páginas impressas em braille, entre livros didáticos e obras literárias. Ao todo, são 9 mil quilômetros de folhas, a mesma distância de Paris ao Rio de Janeiro. “O acesso à educação é direito de todo cidadão. Com o objetivo de levarmos cultura, informação e lazer às pessoas cegas e com visão subnormal, iniciamos em 2005 a produção de livros em braille e tipologia ampliada, tendo como público alvo crianças e adolescentes”, comenta Roberto Fernando Gallo, gerente de Produção Braille da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Para comemorar duas datas importantes para a literatura e a infância, o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril), homenagem ao autor dinamarquês Hans Christian Andersen (Pequena Sereia e O Patinho Feio), e o Dia Nacional do Livro Infantil (dia 18), tributo ao escritor brasileiro Monteiro Lobato (Sítio do Pica-Pau Amarelo), a Fundação anuncia algumas obras disponíveis em braille ou áudio para esse público-alvo. Monteiro Lobato está presente com diversos títulos, entre eles Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho e O Saci; Tio Pedro, de Orígenes Lessa; Valentão de Ricardo Soares; Oi, Eu sou a Mônica e Oi, Eu sou o Cebolinha, de Mauricio de Souza;   A Felicidade das Borboletas e O Grande Dia de Patrícia Secco; Harry Potter (do 1º ao 6º), de J.K.  Rowling.

Os livros em braille produzidos pela entidade são distribuídos gratuitamente para deficientes visuais e mais de 1.650 organizações, como serviços estaduais e municipais de educação especial, escolas oficiais e particulares, bibliotecas, universidades, associações e organizações de deficientes visuais. A Fundação possui também a Biblioteca Circulante do Livro Falado e Digital, com acesso gratuito ao acervo. Os livros podem ser retirados na sede ou  postados pelo correio. São mais de 500 títulos disponíveis para locação formatos K7, CD, MP3 e digital. Para mais informações, ligue para (11) 5087-0990 ou 5087-0991 e também por e-mail biblioteca@fundacaodorina.org.br.

 

Share.

About Author

Comments are closed.