MAD MEN NO MUSEU E NA TV

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A série norte-americana Mad Men exibirá no domingo, 5, a estreia da segunda parte da sua sétima temporada nos Estados Unidos, mas como retrata o universo da publicidade e propaganda a partir da década de 1950, com foco em 1960, marcou a semana com tacadas certeiras de marketing. Os produtores aproveitando o fato de que o Museu Nacional de História Americana Smithsonian começa a exibir a partir de julho a mostra “American Enterprise”, doaram mais de 50 artigos vindos da série, inclusive os figurinos.

 
POR SAMANTHA VERHAEG*
Smithsonian tem, agora, em seu acervo peças de vestuário dos personagens, rascunhos, script e também as notas pessoais do criador Matthew Weiner sobre o drama. Ainda há também roupas e adereços inspiradas nos anos 1960 dos dois principais personagens da série, Don Draper e Betty Francis, como a principal roupa de Don e o vestido amarelo de Betty.

O vestuário mais utilizado por Don é um terno cinza de três botões, uma camisa social branca, um chapéu Fedora, sapatos sociais pretos, uma gravata listrada e um casaco cáqui. Na exibição também serão utilizados alguns acessórios característicos do personagem como por exemplo, um pacote de cigarros Lucky Strike, um isqueiro dourado, seu relógio e uma carteira preta. Já a personagem Betty foi caracterizada com um vestido amarelo, um sapato de salto marrom, um relógio, uma carteira verde, seu óculos de sol cinza e uma capa para cigarros vermelha.

A doação dos artefatos foi realizada enquanto o museu se prepara para abrir a exibição “American Enterprise” no dia primeiro de Julho. Esta atração gira entorno da exploração das marcas e da atração dos consumidores em relação a elas. Assim, o uso dos objetos do filme nesta mostra visam chamar a atenção dos profissionais e agências para unir com a representação da chamada “revolução criativa” dos anos 1950 e 1960, a qual afetou fortemente a publicidade mundial.

Segundo a curadoria da mostra “American Enterprise”, a primeira exibição no Smithsonian sobre a história do mercado de negócios visa colocar o consumidor no centro da história e fazê-lo enxergar a publicidade como uma ponte entre os produtos e as pessoas.

A série Mad Men, exibida entre 2007 e 2015, gira em torno do protagonista Don Draper, representado por Jon Hamm, o diretor de criação da agência de publicidade Sterling Cooper, localizada em Madison Avenue, NY. Em seus episódios a série traz a visualização da área profissional das agências de publicidade e também demonstra sobre a vida pessoal de seus funcionários. Sendo assim, esta se faz uma maravilhosa conexão com a exibição “American Enterprise”. Mad Men foi ganhadora de prêmios como o Emmy e o Globo de Ouro. No Brasil a série pode ser assistida na TV Cultura, rede aberta, ou no canal HBO, rede privada.

Os objetos vindos da série participaram da coleção sobre TV do Museu.
*Com PR Newswire

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