“MENINGITIS ANGELS” EM EMOCIONANTE CAMPANHA

0

A perda de seu único filho, Ryan, por meningite, levou Frankie Milley a fundar “Meningitis Angels”, organização que tem feito campanhas sistemáticas em prol da vacinação contra a doença nos Estados Unidos, uma ação que pode salvar vidas. Nesta semana de conscientização para a meningite, a organização está divulgando um clip com apoio do cantor de música country Curtis Braly. É emocionante o momento em que vítimas da doença, que integram o coral “Meningitis Angels”, unem suas vozes nessa música em homenagem aqueles que morreram de meningite.


O foco desta semana de conscientização é o estado norte-americano do Oregon, onde jovens como Jake, de 17 anos, perderam a vida para a meningite meningocócica. Seu pai, Scott Parkhurst, diz que “se pudermos evitar uma morte ou a perda de membro com esta doença terrível, sabemos que a nossa voz foi ouvida”. Parakhurst participa ativamente das ações de Meningitis Angels ao lado de Milley no Oregon.
Ao contrário do Brasil, onde a vacinação é uma ação de saúde pública, nos Estados Unidos o custo desse tipo de ação é de responsabilidade dos estados e muitos não a oferecem gratuitamente ou por meio de campanhas. Outro problema reside no fato de a decisão da vacinação ser dos pais e, alguns apegados a conceitos religiosos equivocados, acabam por não vacinar seus filhos, ceifando suas vidas. Tanto que, numa ação multipartidária, senadores dos EUA estão participando esta semana da conscientização no Oregon sobre os riscos da meningite e a importância da vacinação.

“Este é um momento crucial para ter essa conversa em Oregon”, disse a senadora Elizabeth Steiner Hayward, que está incentivando os pais no Oregon a vacinar suas crianças em idade escolar. Elizabeth Steiner Hayward é co-patrocinadora do projeto de lei do senador Chuck Thomsen que obriga os estados a fazerem campanha sobre os riscos da meningite e suas consequências em idade escolar. Ela acrescenta: “Como médica de família creio que esta é a coisa mais importante que podemos fazer. Este projeto de lei tem apoio bipartidário. É uma questão de escolha dos pais, e sobre a transparência do governo para garantir que as pessoas tenham a informação que precisam para tomar decisões sobre a saúde dos seus filhos, mas devem estar cientes do risco que correm.”

A morte de uma estudante do segundo ano da Universidade do Oregon, Lauren Jones, em fevereiro, infectada por meningite meningocócica do tipo B, e o diagnóstico positivo para meningite de quatro alunos do Northwest Christian College, alertaram para o problema que “Meningitis Angels” vem clamando nos últimos anos, pedindo medidas mais eficazes de combate à doença que, quando não mata, deixa marcas e cicatrizes para sempre nos infectados.

O Dia Mundial da Meningite, 24 de abril, está em seu sétimo ano e chama os 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo que foram afetados pela doença evitável por vacina que unam suas vozes esta semana em prol da causa de forma a evitar a morte de 120.000 pessoas a cada ano. Cerca de um em cada 10 pessoas que contraem a meningite morrem anualmente, e entre os que se salvam, um em cada cinco sofre danos permanentes, como perda de membro ou deficiência.

Depois da bela canção, ouça o recado de Frankie Milley e de Meningitis Angels ao mundo e a ajude a salvar vidas.

Share.

About Author

Comments are closed.