A partir do próximo dia 19 de agosto, data em que comemora 38 anos de uma história de vitórias, marcada por conquistas significativas no competitivo mercado aeronáutico internacional, a Embraer estará oficializando uma importante atualização em sua logomarca, hoje reconhecida em todo mundo como padrão de excelência e confiabilidade em aeronaves para os mercados de aviação comercial, aviação executiva, defesa e governo, além de serviços aeronáuticos.
A modificação não altera a essência da logomarca tradicional e visa proporcionar maior destaque ao nome Embraer (logotipo), por meio de um equilíbrio mais harmônico entre este posicionado à direita e o símbolo E (estilizado segundo a silhueta de um pássaro) àesquerda. Em relação à configuração original, o logotipo passa a ter dimensões duplicadas,mantendo-se inalteradas as dimensões do símbolo, conforme a seguir:
A logomarca da Embraer foi criada por ocasião da sua fundação, em 1969, por José Maria Ramis Melquizo, pintor espanhol naturalizado brasileiro. Em 1972, Ramis passou a integrar o quadro de empregados da Empresa, tendo trabalhado no departamento de criação até 1985.Radicado em São José dos Campos, Ramis passou a dedicar-se de forma integral à pintura,tendo desenvolvido intensa e profícua carreira, que inclui participação em exposições nos Estados Unidos e França.
A logomarca da Embraer, reconhecida e respeitada em todo o mundo e sempre associada a produtos de alto desempenho e confiabilidade, é fruto do trabalho e dedicação de gerações de empregados ao longo de quase quatro décadas e um dos nossos ativos mais importantes,afirmou Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer.A modernização da logomarca da Embraer resulta de estudos detalhados, preservando sua identidade visual e contribuindo positivamente para a crescente solidificação da imagem da Empresa.