A Associação Brasileira de Propaganda (ABP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), lança no dia 9 de abril o Dicionário Histórico-Biográfico da Propaganda no Brasil. Coordenado por Alzira Alves de Abreu e Christiane Jalles de Paula, o livro traz verbetes biográficos de personagens que tiveram destaque na propaganda brasileira a partir de 1937, quando foi fundada a ABP. São, no total, 210 biografias, além de verbetes temáticos referentes a agências, associações legislação e periódicos em 272 páginas. A capa tem direção de arte de Marcello Serpa, da AlmapBBDO.
O livro tem como meta recuperar a história da propaganda no Brasil e está prevista uma segunda edição incluindo nomes publicitários que, mesmo jovens, já são destaques na área de atuação.
“Em 70 anos, desde a criação da ABP, muita coisa mudou. Tínhamos a obrigação de documentar quais foram as instituições, os profissionais e as empresas que construíram essa história antes que os perdêssemos de vista”, relata Adilson Xavier, presidente da ABP.
O Dicionário Histórico-Biográfico da Propaganda no Brasil estará à venda nas livrarias da FGV em todo o país. Sócios da ABP receberão um exemplar gratuitamente.
O lançamento nacional será no Hotel Sofitel Rio, em Copacabana, a partir das 19 horas.