Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
O DRAMA DA BAIXA VISÃO - Revista Publicittà O DRAMA DA BAIXA VISÃO - Revista Publicittà

O DRAMA DA BAIXA VISÃO

0

Para impulsionar o Projeto Bengala Verde, o Grupo Retina realiza no próximo sábado (16 de maio), às 10h, a Caminhada da Bengala Verde – Movimento pela conscientização da Baixa Visão – uma grande ação que reunirá pessoas com baixa visão, usuários da bengala verde. Os participantes se concentrarão no Parque Trianon, na Avenida Paulista, e terão como objetivo chamar a atenção da população para esse tipo de deficiência visual. Esta é a segunda etapa do Projeto Bengala Verde iniciado em dezembro de 2014 pelo Grupo na ocasião do lançamento da bengala de cor verde para identificar as pessoas com baixa visão. De acordo com a presidente do Grupo Retina, Maria Julia da Silva Araújo, a caminhada será intensa, pois reunirá muitas pessoas que já utilizam a bengala desta cor.

Essa nova caminhada conta com campanha criada pela agência Lew’Lara\TBWA. A comunicação é composta de material de PDV (pôsteres, folhetos etc), que será distribuído no evento; e ações nas mídias sociais, que utilizarão as marcações #bengalaverde #eunaosoumaleducado #eutenhobaixavisao. Para o presidente da agência, Marcio Oliveira, “colaborar com uma ação como essa é gratificante tanto no aspecto pessoal quanto no criativo, pois as peças que criamos, além de informar o problema, faz um convite à reflexão sobre o difícil dia-a-dia das pessoas com deficiência visual”, diz.

bengalaverde2bengalaverde3

A campanha é educativa e relata as situações rotineiras e involuntárias de quem sofre de baixa visão, mas que são inadmissíveis para quem tem a visão normal: chutar um cachorro, trombar com uma criança, derrubar objetos, ignorar um conhecido na rua etc. E o erro de julgamento que pode vir a acontecer foi a inspiração para o conceito da comunicação: Eu não sou um babaca. Eu tenho baixa visão. “Um dos pontos mais importantes da campanha foi mostrar como podemos diferenciar quem tem baixa visão de alguém que está sendo mal intencionado”, explica Marcio Oliveira.

Além da distribuição de material informativo sobre a doença, a caminhada terá algumas bengalas verdes que poderão ser adquiridas pelo valor de R$ 60. “A bengala verde já é utilizada em países como Argentina e México para identificar os indivíduos que possuem baixa visão. Por isso é muito importante reforçarmos a sua utilização no Brasil para ajudar ainda mais as pessoas e evitar que elas passem por dificuldades e constrangimentos nas suas atividades diárias”, alerta Maria Julia.

Sobre a baixa visão e o Projeto Bengala Verde

A bengala da cor verde foi lançada pelo Grupo Retina para diferenciar as pessoas com baixa visão das que possuem visão zero. A baixa visão ou visão subnormal é um problema oftalmológico que faz a pessoa enxergar bem menos, mas que não chega a deixá-la cega. No Brasil, mais de 6,5 milhões de indivíduos com alguma deficiência visual. Desse total, cerca de 529 mil são cegos e mais de 6 milhões possuem uma grande dificuldade permanente de enxergar, que é a baixa visão (dados IBGE).

Além das dificuldades em lidar com a doença, os indivíduos com baixa visão passam por situações constrangedoras constantemente. “Temos dificuldade em reconhecer fisionomias, ler placas de ruas, letreiros de ônibus e atravessar as ruas. O campo visual restrito dificulta a locomoção e ficamos muito propensos a trombadas e tropeços. Em certos casos, o excesso ou a falta da claridade também prejudica”, explica Maria Julia, que possui retinose pigmentar.

Share.

About Author

Comments are closed.