O projeto Rede de Cidadania nas Ondas do Rádio

0

O projeto social Rede de Cidadania nas Ondas do Rádio, da ONG Criar Brasil (Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio), com o patrocínio da Petrobras, reúne atores, roteiristas e jovens de projetos sociais para produzir 21 radionovelas. As produções tratam da realidade do Brasil e colocam em questão temas que envolvem a juventude: desemprego, violência, maioridade penal, inclusão digital, influência da mídia, educação, cultura, esporte, meio ambiente, drogas, gravidez na adolescência, entre outros. A meta é reunir 700 emissoras de rádio. Os programas serão distribuídos em CD gratuitamente aos veículos.

“Esperamos conseguir veicular essas radionovelas em inúmeras emissoras por todo o país de forma a, de fato, abrir os olhos da sociedade para as dificuldades que o jovem encontra em seu estabelecimento pessoal e profissional. O objetivo da rede é estimular o debate sobre temas ligados à cidadania e à juventude”, explica a coordenadora da iniciativa, Adriana Maria, do Criar Brasil. Para as rádios interessadas em ajudar a divulgar a rede, o primeiro passo é entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

O projeto Rede de Cidadania nas Ondas do Rádio inclui ainda 21 programas jornalísticos. Adolescentes de São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Paraná e Minas Gerais produzem entrevistas ou gravam sonoras que retratam o contexto social no qual estão inseridos. Os correspondentes, como são chamados, pertencem a projetos sociais ou às rádios associadas ao Criar Brasil em seus respectivos estados. O material produzido é enviado para a equipe de estagiários que fica na sede da ONG, no Rio de Janeiro. Depois de analisado e editado, está pronto para seguir viagem, gratuitamente, rumo às emissoras interessadas em veiculá-lo, em qualquer parte do Brasil.

Thiago Marques Vicente da Silva, de 17 anos, pertence à equipe carioca e relata que a participação no projeto mudou não apenas a sua perspectiva de mundo como os seus planos profissionais. “Quero ajudar sempre. Desde a minha escola à sociedade. Passar conhecimento adiante, ensinar o que aprendi, dar a minha contribuição para melhorar a vida de todos. Acredito que o nosso envolvimento em ações sociais possa até sensibilizar nossos governantes e incentivá-los a agir efetivamente”, aposta o estudante.

A missão do Criar Brasil (Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio) é apoiar as organizações sociais através da produção, capacitação, assessoria e pesquisa radiofônica, visando a democratização da comunicação no Brasil. Com o objetivo de transformar essa idéia em realidade, ela atua desde 1994, com parcerias de instituições públicas e privadas.

Para participar: [email protected].org.br ou 21.2242-8671.

Share.

About Author

Comments are closed.