O raio azul da Sony no Brasil

0

Acaba de chegar ao Brasil o primeiro equipamento Sony com tecnologia Blu-ray: o BWU-100A, unidade óptica interna de disk drive para computadores, que grava discos, lê filmes comerciais no formato Blu-ray Disc e armazena dados em quantidade muito superior em relação aos atuais formatos de mídia óptica. Disponível na Rede Fnac, no distribuidor Tech Data e no site www.sonystyle.com.br, o produto é importado e está sendo comercializado também nos Estados Unidos e Japão.

O Blu-ray Disc (BD) é o nome de um formato de disco óptico de última geração, desenvolvido para permitir a gravação e reprodução de vídeo de alta definição (High Definition – HD), assim como o armazenamento de grandes quantidades de dados.

O formato Blu-ray possui aparência idêntica ao do DVD tradicional, tanto dos produtos reprodutores e gravadores, como da mídia virgem ou gravada, porém tem capacidade de armazenamento cinco vezes maior que a dos DVDs tradicionais: até 25 GB em um disco de camada simples e 50 GB em um disco de camada dupla.

Com preço sugerido de R$ 2.999,00O, o modelo BWU-100A grava até quatro horas de imagens em alta definição, ou mais de 20 horas no formato atual de Standard Definition. As mídias BD -R/ -RE podem ser reproduzidas em drives ópticos para PCs e notebooks, aparelhos Blu-ray domésticos e consoles Playstation 3. Para efeito de comparação, utilizando-se uma mídia DVD pode-se gravar no máximo até 8,5 GB de arquivo.

O foco da Sony com o lançamento do BWU-100A são clientes corporativos com necessidade de alta capacidade de armazenamento de dados em mídia digital (não- magnética), substituindo as tecnologias e produtos anteriores, tais como PDD (Professional Disk Data) e MO (magnético-Óptico). Além disso, empresas de armazenamento de documentos eletrônicos, bibliotecas, billing, agências de comunicação, publicidade, desktop publisher, call centers e bancos são os alvos iniciais da Sony.
A empresa aposta no sucesso da nova tecnologia também junto ao consumidor, pois se trata de uma proposta de substituição da mídia de DVD. “Estamos falando de home theaters, PlayStation, computadores, portáteis, automóveis, entre outros. Devemos lembrar também que tudo isso será potencializado com o início da TV Digital no Brasil e da busca por armazenamento Full HD (High Definition)”, destaca o gerente de marketing do Depto de Informática da Sony Brasil, João Ribeiro.

A tecnologia


O nome Blu-ray é derivado da tecnologia essencial, que utiliza um laser azul violeta para ler e gravar dados. O nome é uma combinação de “Blue” (termo em inglês para laser azul violeta) e “Ray” (termo em inglês para raio óptico).

De acordo com a Blu-ray Disc Association (BDA ou Associação do Blu-ray Disc), a ortografia de “Blu-ray” está correta, pois a letra “e” foi intencionalmente descartada para que o termo pudesse ser registrado como uma marca comercial.

O formato Blu-ray Disc foi desenvolvido pela Blu-ray Disc Association (BDA), um grupo de fabricantes de equipamentos eletrônicos, computadores pessoais e mídia, líderes de mercado, com mais de 170 empresas de todo o mundo. A Sony Corporation é uma das empresas que compõe a diretoria dessa associação, que também é formada por:

Apple Computer, Inc.
Dell Inc.
Hewlett Packard Company
Hitachi, Ltd.
LG Electronics Inc.
Matsushita Electric Industrial Co., Ltd.
Mitsubishi Electric Corporation
Pioneer Corporation
Royal Philips Electronics
Samsung Electronics Co., Ltd.
Sharp Corporation
Sony Corporation
Sun Microsystems, Inc.
TDK Corporation
Thomson Multimedia
Twentieth Century Fox
Walt Disney Pictures
Warner Bros. Entertainment


Assim como os CDs e DVDs convencionais, o Blu-ray oferece uma ampla gama de formatos incluindo ROM/R/RW. Os seguintes formatos fazem parte da especificação Blu-ray Disc:
* BD-ROM – formato apenas de leitura para distribuição de filmes HD, jogos, software, etc.
* BD-R – formato gravável para gravação de vídeo HD e armazenamento de dados de PC.
* BD-RE – formato regravável para gravação de vídeo HD e armazenamento de dados de PC.

O formato híbrido BD/DVD/CD, que combina Blu-ray, DVD e CD no mesmo disco, já vem incorporado no drive BD. O drive é capaz de identificar o tipo de mídia.

Atualmente existem mais de 100 títulos lançados no novo formato Blu-ray e, no mercado nacional, esses são alguns títulos já disponíveis em redes de locação de filmes:

Exterminador do Futuro 2
Triple X
Senhor das Armas
Hitch
Crash
Instinto Selvagem 2

Share.

About Author

Comments are closed.