O samba da Band na avenida

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Como criar uma estratégia que pudesse fortalecer e valorizar as possibilidades de patrocínio para o segmento das escolas de samba? A união de três conceituados profissionais de marketing e 60 dias de um verdadeiro “brainstorm” trouxe a resposta: transformar um desfile de escola de samba em mídia.

A idéia foi do trio composto pelo diretor-executivo da Broadcast Advertising Cable, Antônio Carlos Pereira Moraes, pelo professor dos cursos de Administração de Empresas e Publicidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e diretor da Bureau de Produções e Eventos, João Cândido Gonçalves Saraiva, além do professor de Marketing do Mackenzie e da PUC-SP e diretor de atendimento e planejamento do Instituto de Marketing e Pesquisas de Mercado, Ricardo Sampaio Zanotta.

Em julho de 2006, a proposta de criação de uma campanha de Carnaval para divulgar os 70 anos do Grupo Bandeirantes de Comunicação, por meio da homenagem ao seu fundador, João Jorge Saad, estava formalizada e originou o enredo da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde para o Carnaval 2007: “A Águia Radiante com um Pioneiro das Comunicações – João Jorge Saad – 70 anos de Conquistas e Realizações”.

O estopim do projeto é um trabalho desenvolvido há quase dez anos por Zanotta, que também é diretor de Projetos da Nenê de Vila Matilde, atuando na criação de conteúdos e desenvolvendo enredos que possam gerar ações de marketing cultural, promocional e social por parte de anunciantes e patrocinadores.

A proposta foi resultado de intensivos estudos que identificaram no desfile carnavalesco oportunidade diferenciada para homenagear a importante história de um dos pioneiros do rádio e TV no Brasil, bem como as realizações e conquistas de seu grupo de comunicação.

O presidente da Nenê de Vila Matilde aceitou prontamente a idéia e incentivou o seu envio a Bandeirantes. O projeto passou por apreciação de toda a diretoria do Grupo Bandeirantes de Comunicação, incluindo o diretor-geral da Band em São Paulo, Frederico Nogueira, também coordenador do Comitê dos 70 anos do grupo. Após a aprovação, pesquisas nos arquivos ajudaram a delinear como a saga de Saad seria contada na avenida.

A história será retratada pelos 3.700 componentes, distribuídos em 25 alas. Mas a estratégia de marketing minuciosamente preparada vai além estabelecendo uma ligação intrínseca entre escola de samba e veículo de comunicação, pois o terceiro carro alegórico da Nenê de Vila Matilde terá um estúdio montado e atuará como emissora de rádio transmitindo para a Band FM, bem como haverá uma emissora de TV de circuito fechado, transmitindo imagens da arquibancada e do próprio desfile para telões de plasma situados no quinto carro alegórico. Dessa forma, fica consolidada a completa fusão entre conceitos de cultura do samba e de mídia. Esse mix possibilita um formato único de apresentação artística com alto impacto de campanha publicitária para o patrocinador. A comprovação é estabelecida por meio de valores incontestáveis. Os 65 minutos de transmissão pela TV aberta, com audiência média de 14 pontos no Ibope, além da retransmissão para mais 50 países teria somados valores de veiculação comercial que poderiam chegar a cerca de R$ 12 milhões.

Esse marco para o marketing brasileiro pode ser conferido ao vivo no amanhecer do próximo dia 17, às 5h30, prometendo excelentes resultados para a Band e Nenê de Vila Matilde.

Link para acessar o samba-enredo da Nenê de Vila Matilde para o Carnaval 2007:

http://www.band.com.br/70anos/carnaval_sambaenredo.asp

 

 

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