O sítio e a cartilha

0

A partir de 30 de abril, os personagens de Monteiro Lobato serão os novos aliados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na divulgação do trabalho realizado pelo órgão na regulamentação, padronização, classificação e fiscalização de bebidas como sucos de frutas, sucos tropicais, néctar, refresco e polpa de frutas. A cartilha em formato de quadrinhos conta com três histórias principais, Salada de Frutas, Visita Frutífera e O Sumiço Geral, mais três matérias ilustrativas, Por que é bom beber sucos de frutas?, Olho no que diz o rótulo e Você Sabia? A tiragem inicial da publicação é de 1 milhão de exemplares.

 

A escolha do formato de história em quadrinhos, que utiliza uma linguagem lúdica e direta, aliado ao carisma e brasilidade dos personagens de Lobato, foi de grande importância para a qualidade alcançada neste trabalho.  Ângela Peres Pimenta, diretora do Dipov (Departamento de Inspeção de produtos de Origem Vegetal), esclarece que “as cartilhas fazem parte de um projeto desenvolvido pelo Dipov, que objetiva conscientizar e informar os produtores e consumidores sobre a importância das bebidas a base de frutas para uma alimentação saudável e a necessidade de garantir produtos de qualidade e que estejam dentro das normas do Ministério da Agricultura”.

 

O Grupo Pão de Açúcar apóia o projeto com a distribuição das cartilhas, gratuitamente, em 75 lojas da rede de hipermercados Extra, em mais de 11 Estados. “A proposta de levar informação ao consumidor de maneira didática e agradável está alinhada com o objetivo da empresa de prestação de serviço aos consumidores. Deixaremos as cartilhas nos caixas das lojas para dar maior visibilidade ao tema e mais facilidade de acesso aos clientes”, diz Rosangela Bacima, diretora de Responsabilidade Socio-ambiental do Grupo Pão de Açúcar.

 

Sobre a cartilha:

Na história de abertura Salada de Frutas são apresentados os diversos tipos de sucos, a importância da sua qualidade e as informações que devem estar impressas na embalagem. Já em Visita Frutífera, a Turma do Sítio conta como funciona uma fábrica de sucos – desde a seleção das frutas, normas para manter o padrão de qualidade do produto até o uso de aditivos como conservantes e aromatizantes.  Em O Sumiço Geral o leitor descobre as vantagens de se manter uma produção local que abasteça os fabricantes do setor.

A primeira matéria ilustrativa, Por que é bom beber sucos de frutas? discorre sobre as qualidades das frutas e como são importantes para obter uma vida saudável. Olho no que diz o rótulo aprofunda as definições de néctar, refresco e polpa de frutas. A cartilha acaba com a matéria Você Sabia?, onde são apresentadas alguns tipos de sucos.

 

Tamanho: 13,4 X 19 cm

Estrutura: 4 capas + 32 páginas de miolo

Capa: couché 90 g

Miolo: jornal 48,8 g

Lombada: canoa

 

Share.

About Author

Comments are closed.