O vôo das aves e um prêmio para fotógrafos

0

Estão abertas até o dia 10 de abril da 2007 as inscrições para o 1º Concurso Avistar – Itaú BBA, que com o tema “Aves Brasileiras” premiará as melhores imagens de aves nacionais, fotografadas em liberdade. As fotografias serão selecionadas por um júri internacional e exibidas durante o Avistar2007 – Encontro Brasileiro de Observação de Aves, que acontece de 30 de Maio a 03 de Junho de 2007, em São Paulo –, iniciativa pioneira que visa estimular o registro e a conservação da rica avifauna brasileira, com cerca de 1800 espécies.

Os selecionados dividirão uma premiação total de R$ 46 mil, concorrendo em duas categorias: Melhor Foto (escolhida pela qualidade fotográfica) e Melhor Registro (considerando-se a raridade e o momento da foto). Além dos três primeiros colocados em cada categoria, estão previstas 10 menções honrosas, além de três prêmios especiais (de R$ 2 mil cada), definidos a critério dos jurados.

O júri será composto pelo espanhol Josep Del Royo, editor e criador do Handbook of Birds of the World e membro do Conselho Mundial da BirdLife International, pelo fotógrafo e birdwatcher (observador de aves) escocês Arthur Grosset, autor de um dos principais acervos fotográficos de aves brasileiras, além dos brasileiros Luis Cláudio Marigo, um dos mais respeitados fotógrafos da natureza do País e Marcos Sá Corrêa, jornalista, fotógrafo e editor do site O ECO.

Guto Carvalho, o organizador da Avistar2007, destaca a importância do concurso lembrando que fotografar é uma maneira efetiva de concretizar a atividade de observação de pássaros. “A foto permite identificar espécies ameaçadas de extinção, o registro de aves raras ou, ainda, captar o comportamento e momentos únicos dos pássaros”, avalia. Ainda segundo ele, o concurso tem por objetivo estimular essa atividade ecológica e conscientizar as pessoas, que muitas vezes, já praticam a observação de aves, sem perceber.

Inscrições e mais informações sobre os eventos podem ser obtidas através do site www.avistarbrasil.com.br/concurso.

Share.

About Author

Comments are closed.