Objeto de todos os desejos

0

A Citroën mostra no Salão de Franckfurt 2007, em premiére mundial, a sua interpretação para um moderno “cabriolet”: o C5 Airscape. Este carro-conceito associa uma silhueta que expressa potência e dinamismo com um habitáculo de elevado padrão, o que assegura o prazer do condutor e o bem-estar dos demais passageiros. Seu teto conversível, com uma articulação inédita, acentua o refinamento do conjunto.
Realmente atraente por seu estilo, o C5 Airscape também chama a atenção por seus componentes dinâmicos. Dotado de um sistema antiderrapante Snow Motion de última geração, sua motricidade é muito semelhante à de um veículo com tração integral. A estas prestações, somam-se as possibilidades do dispositivo UrbanHybrid, que assegura ao carro-conceito a ausência de ruído e de vibrações ao parar o motor, a satisfação do efeito “boost”, que aumenta pontualmente o torque, e um equilíbrio favorável ao meio-ambiente.

A potência associada à elegância

Tudo no C5 Airscape provoca admiração. Suas proporções afiladas e o traçado estilizado de sua carroceria projetam um dinamismo carregado de potência. Seu teto conversível, de concepção inovadora, é um convite para se subir a bordo e viajar. O revestimento interior, com materiais nobres, oferece ao condutor e a todos os passageiros a expressão máxima do conforto. O C5 Airscape apresenta uma silhueta alongada que, ao mesmo tempo em que evoca força, também expressa refinamento, através de sua traseira com nervuras na parte alta. O aspecto potente da carroceria fica reforçado pela pintura em cinza, cuja intensidade varia em função da luminosidade. Esta cor confere ao C5 Airscape um acabamento elegante, demonstrando seu posicionamento como veículo top de gama.
O C5 Airscape mostra seu dinamismo com a frente dotada de grandes entradas de ar e de faróis alongados, com formato incisivo. Posicionados sobre um capô com duas marcadas nervuras, estes últimos enquadram os chevrons cromados que formam a identidade da marca. Seu perfil traduz a busca de uma aerodinâmica otimizada. A linha do teto, a superfície envidraçada particularmente ampla e as maçanetas cromadas das portas de formato alongado acentuam a fluidez da silhueta, enquanto que a linha alta de cintura da carroceria, as caixas de rodas salientes e as rodas 19 polegadas confirmam a entrada do C5 Airscape no universo dos veículos de alto padrão.
O traçado da parte traseira, tão forte como o da dianteira, demonstra o assentamento do C5 Airscape ao solo. A implantação de luzes altas traseiras, prolongando a cintura da carroceria, otimiza o dinamismo do veículo e a presença de uma dupla saída de escape cromada reforça seu aspecto luxuoso, como a forma côncava do vidro traseiro, o que o situa no universo dos grandes automóveis da marca.
O refinamento do C5 Airscape reside no teto conversível de concepção inédita e cuja parte superior envidraçada assegura aos ocupantes um habitáculo cheio de luz. Totalmente composto de carbono, este teto tem a vantagem de poder ser retirado e colocado de uma forma muito simples, preservando a estética do carro-conceito. É retirado automaticamente, sem nenhuma manipulação especial e sem necessidade de abrir a parte superior de seu espaço de armazenamento situado no nível do porta-malas. O C5 Airscape se insere no registro da mais pura tradição automobilística, já que este teto guarnecido com material têxtil de aspecto metalizado tem a aparência de uma capota de tela, característica emblemática dos cabriolets de gama alta.

Símbolo de distinção

Totalmente revestido de couro marrom escuro, o habitáculo do C5 Airscape seduz pelo refinamento do projeto. Particularmente trabalhados, os assentos demonstram luxo e precisão. A parte central dos mesmos recorda os anéis de uma correia de relógio, enquanto que os painéis laterais são adornados por um jogo de costuras. Para completar este ambiente top de gama, o pomo da alavanca de câmbio está guarnecido em couro e material cromado, este último em combinação com os frisos metalizados que destacam os comandos de climatização no console central.
A busca do prazer de condução marcou também o acabamento do posto do motorista no C5 Airscape. Este envolve o motorista num ambiente que prima pela distinção, uma impressão que fica reforçada pelo tratamento particular da instrumentação e de sua disposição. Diante de si, o condutor dispõe de um volante com miolo central que reagrupa, ao alcance das mãos, os principais comandos de conforto e apoio à condução (navegação, rádio, regulador e limitador de velocidade, computador de bordo). As teclas dos comandos receberam revestimento original muito similar ao da textura da pele.
O refinamento do console central do C5 Airscape responde às exigências de uma ergonomia otimizada e oferece a disposição perfeitamente legível das informações. Os três mostradores dispõem de agulhas indicadoras de alto nível tecnológico. Estas últimas não atravessam o mostrador, mas giram ao seu redor, garantindo assim estética e legibilidade.
Os difusores de ar estão unidos aos mostradores e à parte superior do console, que tem a forma de uma tomada de ar como nos veículos de competição, o que destaca o caráter de potência do cabriolet. Enfim, o conjunto é valorizado pelo estilo do painel de bordo apurado, esculpido, que se define por linhas retas simbolizando precisão e curvas suaves que exprimem o dinamismo do carro-conceito. Esta configuração permite ao condutor o domínio perfeito do conjunto e grande satisfação de condução.

Otimização do prazer de dirigir e de respeito ao meio-ambiente

Atraente por seu estilo, o C5 Airscape também atrai por seu comportamento dinâmico. Este conceito é equipado com um motor V6 HDi associado a um Filtro de Partículas, que pode funcionar com biodiesel, um antiderrapante Snow Motion inovador, que oferece prestações próximas às de um veículo de quatro rodas motrizes, assim como uma tecnologia UrbanHybrid, que lhe permite consumir pouco e apresentar reduzidas emissões de CO2. Graças a esta combinação, o C5 Airscape oferece umas prestações destacáveis e que respeitam o meio-ambiente.

Tecnologia a serviço do meio-ambiente

O C5 Airscape mostra a capacidade da Citroën em conciliar dinamismo e preocupações com o meio-ambiente, adotando uma motorização potente associada a um Filtro de Partículas (FAP) e a um dispositivo UrbanHybrid. Graças a um alternador-motor de arranque reversível, associado à supercondensadores que permitem armazenar temporariamente importantes quantidades de energia, o sistema UrbanHybrid apresenta vantagens inegáveis em termos de proteção ambiental, de prazer de conduzir e de conforto acústico e de vibrações. No modo Drive, quando a velocidade do conceito é inferior a 6 km/h e enquanto o condutor mantém o pé sobre o pedal de freio, o motor pára. Arranca de novo automaticamente no momento em que o pé do condutor deixa de pisar o pedal. Durante a interrupção, não há consumo de combustível e a redução de emissões de CO2 é da ordem de 24 g em ciclo misto.

Share.

About Author

Comments are closed.