Orloff Gas revoluciona o mercado brasileiro

0

Após um ano e meio de intensas pesquisas com consumidores de diversas capitais brasileiras, a Pernod Ricard Brasil coloca no mercado nacional um novo produto, que promete ser a grande sensação das baladas, ao combinar a atitude da vodka com a efervescência, leveza e refrescância do gás: Orloff Gas.
“O lançamento desse produto não será uma simples extensão de linha, mas sim uma grande quebra de paradigmas, ao trazer benefícios funcionais e emocionais bastante claros para os consumidores. O mercado de vodka cresce muito a cada ano no País e percebemos que existia a necessidade de uma inovação. Queremos com a bebida não só reforçar nossa posição de destaque, como também o forte trabalho de pioneirismo que sempre tivemos”, afirma Alexandre Macedo, gerente de grupo das bebidas nacionais da Pernod Ricard Brasil, fabricante da vodka Orloff.
Orloff Gas estará disponível, a partir de setembro, inicialmente nas principais boates e bares das cidades de São Paulo e Belo Horizonte, em embalagem de 500 ml. Em outubro, o produto chega às redes de supermercados dessas regiões, por um preço sugerido de R$ 9,90. No final do ano estará disponível em todo o Brasil.

Orloff – 5 X destilada
A principal evolução, tanto em termos de produto como de imagem, está em seu processo de produção: a vodka Orloff passa de 3 para 5 vezes destilada. É a única marca no Brasil e uma das únicas do mundo que conta com um processo tão cuidadoso na sua elaboração.
Além da evolução no processo de produção, a marca apresenta também as novas embalagens, identidade visual e conceito de campanha.
 “Estamos promovendo agora o que chamamos de full-brand revision, avaliando todos os pontos de contato da marca com seu consumidor foco para chegar a uma evolução com nosso produto. Além das mudanças mais evidentes, como as embalagens e identidade visual, apostamos também em outros aspectos chave, como a distribuição. Esta reforma será a âncora para uma série de desdobramentos, de revoluções, de quebras de paradigmas”, avalia Alexandre Macedo, gerente de grupo de bebidas nacionais da Pernod Ricard Brasil.
Esta é a maior renovação já realizada pela marca ao longo de seus mais de 40 anos, com investimento de R$ 10 milhões. O objetivo é crescer duas vezes mais rápido que a categoria e chegar no médio prazo a 20% de participação no segmento (atualmente Orloff é vice-líder da categoria com 14%), buscando atingir a liderança do mercado no longo prazo.
 “Buscamos ser a melhor alternativa no mercado de vodka nacional. Trata-se de uma Orloff mais ousada com a cara do jovem moderno: tem atitude e personalidade ”, aponta Macedo.

Novas embalagens
Toda a linha Orloff – Orloff, Orloff Mix Lemon e Orloff Ice (em garrafa e em lata) – ganha novas embalagens, reforçando ainda mais o perfil de modernidade da marca. O novo formato é totalmente inovador, com linhas arredondadas e trazendo como destaque a águia, símbolo de Orloff, que agora ocupa grande espaço na garrafa, além do alto-relevo. O atributo 5X destilada também é reforçado na embalagem.
Na versão tradicional, o destaque é para as cores preto e vermelho, assim como para Orloff Ice. Já Mix Lemon destaca o verde, ganhando grande visibilidade no ponto de venda. O novo projeto de layout das garrafas ficou a cargo da Usina de Desenhos; os rótulos são da CCL; a garrafa da Owens Illinois e a tampa, da Guala.
 “As novas embalagens têm um grande peso no processo de reformulação da marca, trazendo modernidade e proximidade com os valores do nosso consumidor, além da visibilidade do produto nos pontos de venda”, afirma Alexandre Macedo.
 As pesquisas feitas em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília apontaram uma alto índice de aprovação das novas embalagens.

 

Shot Vodka: o jeito mais divertido de beber vodka
Orloff Gas é um projeto de vanguarda, uma vodka com gás, de composição alcoólica ideal para o consumo do shot, que revolucionará o modo de beber vodka e criará um novo hábito entre os consumidores, já que a vodka é costumeiramente ingrediente de drinks, caipiroskas e outros coquetéis.
Com o shot, que é uma pequena dose da bebida, o consumidor sente a efervecência e refrescância de Orloff Gas ao máximo. O ritual para este novo produto é bastante simples: colocar Orloff Gas super gelada em um copo de shot, adicionar uma pitada de açúcar, bater o fundo do copo na mesa, esperar as bolhas subirem e beber.
“O  ritual do shot é uma grande experiência para o consumidor, sendo criada, após um período de muitas pesquisas, exclusivamente para a formulação de Orloff Gas. Nos grupos de estudo, a nova forma de consumo foi recebida com muita vibração por parte dos consumidores presentes”, explica Alexandre.
Outra característica importante de Orloff Gas é sua versatilidade, já que além de shot, pode ser bebida da forma como o consumidor já está acostumado, em misturas ou pura com gelo.

Pesquisas nacionais e mundiais: resultados surpreendentes
Para o desenvolvimento do projeto, a Pernod Ricard Brasil realizou  pesquisas qualitativas em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, que apontaram excelente aceitação da novidade. Além disso, o caráter inovador da bebida gera grande curiosidade e traz diferenciação para Orloff. Internacionalmente, houve uma análise do produto pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Pernod Ricard em Paris, que ratificou os resultados positivos das enquetes.
“A receptividade do produto em pesquisas foi tão grande no Brasil que a empresa já estuda o lançamento de um produto similar em outros países”, comemora Alexandre.


Ações de  Marketing: direto nas baladas
Para divulgar o lançamento de Orloff Gas, a Pernod Ricard realizará várias ações de abordagem em bares e casas noturnas, além de promover festas conceituais. Diversos promotores farão a degustação da bebida.
“Queremos estar nos locais onde os consumidores possam vivenciar a experiência de degustar o produto e o shot”, explica Alexandre.
Todos os materiais de comunicação de lançamento de Orloff Gas também terão impressos o selo “Shot Vodka”, principal mote da campanha.
A agência de publicidade responsável pelo desenvolvimento das ações de marketing para o lançamento de Orloff Gas é a Ogilvy & Mather.

Share.

About Author

Comments are closed.