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OS CUSTOS DE UM ATAQUE DDoS - Revista Publicittà OS CUSTOS DE UM ATAQUE DDoS - Revista Publicittà

OS CUSTOS DE UM ATAQUE DDoS

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De acordo com os resultados de um estudo conduzido pela Kaspersky Lab e pela B2B International, um ataque DDoS realizado a recursos online de uma empresa pode causar prejuízos consideráveis – com valores médios que variam de 52 mil a 444 mil dólares, dependendo do tamanho da empresa. Para muitas organizações, essas despesas causam um sério impacto sobre o balanço patrimonial, e também prejudicam a reputação da marca, devido à perda de acesso a recursos online para parceiros e clientes.

Os custos totais refletem vários problemas. De acordo com o estudo, 61% das empresas vítimas de DDoS perderam temporariamente o acesso a informações importantes de negócios; 38% não foram capazes de realizar seu core business; e 33% relataram a perda de oportunidades de negócios e contratos. Além disso, houve impacto negativo sobre a classificação de crédito da empresa em 29% dos incidentes de ataques DDoS; e em 26% houve aumento dos prêmios de seguros.
Os especialistas incluíram os custos de remediar as consequências de um incidente no cálculo da soma média. Por exemplo, 65% das empresas consultaram especialistas em segurança de TI, 49% pagaram para modificar sua infraestrutura de TI, 46% tiveram de recorrer a advogados e 41% recorreram a gestores de risco. E estas são apenas as despesas mais comuns.
As informações sobre os ataques DDoS e consequentes interrupções nos negócios muitas vezes tornam-se públicas, aumentando os riscos: 72% das vítimas divulgam informações sobre um ataque DDoS em seus meios, 43% contaram aos clientes sobre o incidente, 36% relataram o problema ao representante de uma autoridade reguladora, e 26% falaram com a imprensa. Com isso, 38% das empresas sofreram perda de reputação e quase uma em cada três organizações afetadas teve que procurar o auxílio de consultores de imagem corporativa.
“Um ataque DDoS bem-sucedido pode danificar serviços essenciais para os negócios, trazendo consequências graves para a empresa. Os recentes ataques a bancos escandinavos (em especial, sobre o finlandês OP Pohjola Group), por exemplo, causaram alguns dias de interrupção dos serviços online e interromperam o processamento das transações bancárias, um problema frequente em casos como este. É por isso que, hoje em dia, as empresas devem considerar a proteção DDoS como parte integrante de sua política global de segurança de TI. Isso é tão importante quanto se proteger contra malwares, ataques direcionados, vazamento de dados e afins”, disse Eugene Vigovsky, Chefe de Proteção DDoS da Kaspersky Lab.

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