O mercado publicitário injetou R$ 39,8 bilhões nos meios de comunicação no ano de 2006, o que representou crescimento de 15,5% em relação a 2005. Descontada a inflação do ano, de modestos 3,1%, chegamos a um crescimento real de 12,3% em comparação ao crescimento da economia brasileira como um todo, o seu Produto Interno Bruto (PIB), de 2,9% em 2006. Essa é uma tendência que, se espera, se repita com muito mais força esse ano, em que não temos Copa, mas temos Pan e sediado no Brasil.
Os dados são de pesquisa Ibope/Monitor, que o especializado Meio & Mensagem, divulga nesta segunda-feira, dia 12 de março de 2007. A pesquisa leva em conta os valores de tabela dos veículos de comunicação (TVs, rádios, jornais, revistas e internet), desconsiderando os descontos que podem chegar a 40% do valor de tabela. A pesquisa também divide o valor investido por contas que têm mais de uma agência entre elas, como é o caso, por exemplo, do Itaú que tem sua comunicação dividida entre a Africa a DM9 e a DPZ.
O ranking dos anunciantes praticamente não se alterou de 2005 para 2006, com a liderança absoluta das Casas Bahia, seguida de Unilever, AmBev e GM. O Pão de Açúcar que ocupava no ano passado a quinta posição no ranking foi para sexta posição, trocando de lugar com a Fiat. O Itaú deu um salto significativo, deixando a 22 posição no ranking de 2005 para ocupar a 12ª, vitaminado por aquisições como o BankBoston. O Bradesco também deixou de ocupar a 16ª posição saltando para a 11ª.
O ranking de agênicias também não teve alterações nas suas oito primeiras posições. A Y&R, agência comandada por Roberto Justus, é líder isolado devido ao investimento gigantesco das Casas Bahia, que a Y&R como sua única agência. A surpresa, portanto, ficou com a F/Nazca, comandada por Fábio Fernandes, que passou da 12ª posição para a nona, a bordo de campanha divertida para Skol.
A Duda Propaganda, do publicitário Duida Mendonça, ocupa a 30ª posição no ranking enquanto a sua colocação tradiconal é a 46ª posição, que agora, no ano de 2007, devido à perdas de contas depois dos escandâlos que culminarão na CPI do Mensalão, dificilmente continuará ocupando. A explicação para esse crescimento em 2006, mesmo depois do escandâlo, é decorrente de pesados investimentos de conta do Guaraná Antarctica no ano da Copa, que aliás Duda já não tem mais (foi para a DM9DDB). É da Duda o comercial Maradona, em que o jogador argentino aparecia usando a camisa da seleção brasileira de tanto tomar o refrigenante da AmBev.
Como nas reportagens de pesquisas e números este falam mais alto que qualquer texto, deguste os dados do Ibope/Monitor:
RAnKING DAS AGÊNCIAS
(FATURAMENTO EM MILHÕES DE REAIS)
Y&R 2.944
McCann-Erickson 1.311
JWT 1.254
Almap/BBDO 1.205
DM9DDB 1.083
Ogilvy 968
Lew,Lara 759
Giovanni+DraftFCB 694
F/Nazca S&S 684
Africa 652
Leo, Burnett 650
Publicis Brasil 631
DPZ 571
Eugenio 555
Talent 521
Fischer America 455
Artplan 423
Lowe 422
PPR 414
Neogama/BBH 413
PA Publicidade 400
W/Brasil 374
Carillo,Pastore EuroRSCG 355
TBWA\BR 354
Propeg 281
G7 242
Loducca 236
Z+ Comunicação 232
Long Play 221
(…)
Duda Mendonça 218
RANKING ANUNCIANTES
(INVESTIMENTO EM MILHÕES DE REAIS)
Casas Bahia 2.093
Unilever 835
AmBev 481
General Motors 416
Fiat 410
Grupo Pão de Açúcar 399
Caixa Econômica Federal 373
Ford 363
Petrobrás 347
Banco do Brasil 333
Bradesco 312
Itaú 302
Vivo 300
Ponto Frio 292
Claro 288
Colgate Palmolive 260
TIM Brasil 258
Volkswagen 243
CVC 238
Insinuante 235
Telefônica 232
Coca-Cola 225
Peugeot-Citroën 222
DM Farmacêutica 217
Cyrella 197