Pão de Açúcar seduz o consumidor

0

O Grupo Pão de Açúcar abriu as portas esta semana da sua nova loja conceito, no coração dos Jardins, num dos centros comerciais mais elegantes do mundo, o Shopping Iguatemi.

São 940 m² de área de vendas e R$ 3,9 milhões em investimentos, que trazem uma nova forma de ver e viver supermercado.

Com um amplo e diferenciado sortimento, 12 mil itens, que vão dos básicos aos mais nobres, o Pão de Açúcar Iguatemi traz também uma seleção de delícias e receitas criativas, como o cassoulet com arroz preto, uma perfeita inversão do nosso tradicional feijão com arroz. 

“Queremos sugerir, inspirar e transformar a rotina das compras em uma verdadeira viagem culinária, inovando a maneira de pensar e produzir as refeições”, resume José Roberto Tambasco, diretor executivo da rede Pão de Açúcar.

A variedade gourmet dos itens oferecidos no Pão de Açúcar Iguatemi vem ambientada numa atmosfera de extremo bom gosto, simplicidade e elegância que consegue integrar tecnologia, vista de maneira inédita no mercado varejista brasileiro, a uma arquitetura bastante diferenciada para o segmento de supermercados.

O preto e o branco dos equipamentos, piso, teto e colunas, alternados em uma composição quase futurista, tornam-se o cenário ideal não só para realçar o colorido atraente das mercadorias, como para favorecer o desfile de soluções tecnológicas fundamentais à vivência dessa nova experiência de compra.

 “As soluções aplicadas nessa loja foram desenvolvidas para levar ainda mais conforto e prazer aos nossos clientes, proporcionando, ao mesmo tempo, mais agilidade e produtividade à operação, do lado de cá do balcão”, complementa José Roberto Tambasco.

Para tanto, foram feitas parcerias com grandes empresas de tecnologia, como Microsoft, IBM, Unisys, Bematech/Gemco, Megamídia, Toledo, Intermeq RR Etiquetas, Cisco, Itautec, Software Express, Vertigo, VitualGate e CA. (*) que ajudaram a viabilizar essa proposta de integração da modernidade com a simplicidade, e que será vista pela primeira vez no Pão de Açúcar Iguatemi.

A certeza de que o consumidor está num ambiente de compras totalmente inovador acontece no primeiro contato que ele tem com a loja. Impossível não notar os televisores de plasma de 42″, estrategicamente distribuídos pela rotisserie e seções de laticínios, frios e queijos e pelos espaços especiais, como o Café e o Winebar.

Foram produzidos pela PA Publicidade filmes especialmente para veiculação nesses monitores, por meio de uma tecnologia desenvolvida pela Megamidia. O resultado final são imagens com forte appetite appeal, que despertam no consumidor sensações de frescor, qualidade e prazer, alternadas com agradáveis cenas do cotidiano. 

Ambiente perfeito e sedutor, vamos às compras.

As gôndolas do Pão de Açúcar Iguatemi estão dispostas diagonalmente para que o consumidor possa ver a grande oferta de produtos de qualquer ponto da loja.


Tecnologia, variedade e serviços integrados por toda parte:

Etiquetas eletrônicas de preços, fornecidas pela Unisys, garantem, através de um sistema desenvolvido pela Gemco, 100% de exatidão entre os preços das prateleiras e os registrados no caixa, eliminando todo o papel antes utilizado pelo varejo nessa operação;

Cinco quiosques multimídia (Kiosks Anyplace) da IBM apresentam diversas sugestões de receitas e dicas para utilização diferenciada dos produtos disponíveis na loja. Basta digitar uma palavra e o consumidor terá trilhado o caminho para chegar a uma composição que irá tornar o cotidiano incomum, além de transformar ocasiões especiais em encontros ainda mais prazerosos e emocionantes. Além disso, os quiosques contêm o site exclusivo do programa Mais, com ofertas, dicas e informações sobre o programa.

A Adega rega esse cardápio de delícias com uma ampla carta de vinhos selecionada por Carlos Cabral, consultor do Pão de Açúcar. São 365 rótulos, uma opção para cada dia do ano, contando com a qualidade dos 200 rótulos importados pela Mistral.

No Winebar, o cliente poderá escolher um dos rótulos à disposição e degustá-lo ali mesmo, num ambiente extremamente agradável, especialmente desenhado para que se façam novas incursões pela grande variedade de vinhos, proseccos, espumantes, e outras bebidas mais.

Quiosque de vinhos com etiquetas inteligentes RFID. Para não restar dúvidas sobre qual é a melhor indicação de vinho, segundo o menu escolhido, a tecnologia novamente se mostra uma aliada. Em parceria com a Microsoft, IBM, Intermec e RR Etiquetas, todos os rótulos de vinhos disponíveis nessa loja contam com a tecnologia RFID. Basta aproximar a garrafa do quiosque multimídia instalado na seção para receber todas as informações sobre a bebida, como procedência, tipo da uva, preço, melhor acompanhamento, entre outras.

Espaço Café. Ao lado da seção de vinhos está o Espaço Café, onde os clientes poderão variar e criar blends exclusivos, partindo de uma alquimia personalizada com até quatro tipos de grãos do Bravo Café (cereja natural de cristal paulista, pinhal natural, cereja descascado e safra premiada), além de poder se servir de um delicioso café em cápsulas, da marca italiana È Caffè. Poltronas e mesas que possibilitam uma refeição rápida e saborosa, com conforto e elegância, convidam o cliente a degustar sanduíches Payard e quiches Olivier Anquier, por exemplo. Para completar esse delicioso cardápio, baristas prepararão drinks e refrescos de cafés.

Sushibar. Com operação do Kappa Sushi, o Sushibar do Pão de Açúcar Iguatemi conta com um menu criado pelos excelentes chefs japoneses que dão consultoria à rede. Um toque de bom gosto oriental presente não só na rotisserie, como também permitindo a degustação de sushis e sashimis no próprio balcão.

Padaria. Uma autêntica “boulangerie” traz o que de melhor se pode produzir numa padaria: crocantes pães franceses, baguettes, banetes, pães italianos, de azeite, portugueses e australianos que saem em seguidas fornadas. Uma linha de “pâtisserie” estará presente com os macarrones da Opera Ganache, além das deliciosas tortas da Payard. Tarteletes do Olivier Anquier, Mônica Djacs e Dulca compõem uma exposição de dar água na boca. Para os que não podem comer açúcares, a Day by Diet estará presente com seus doces diets.

Mercearia. O Pão de Açúcar Iguatemi será palco do lançamento dos produtos Lindt em toda a América Latina, incluindo as incomparáveis trufas mundialmente conhecidas e de sabor inigualável. Outro diferencial em importados vem com a linha Casino, que nos remete a todos os atributos de sabor e tradição da gastronomia francesa, com grande destaque para os chocolates, biscoitos, enlatados, molhos, congelados, sobremesas e queijos que estarão fartamente dispostos nessa loja.

Rotisserie. Criativas receitas desenhadas pela chef de cozinha do Pão de Açúcar Iguatemi, prontas para serem servidas com toda a variedade gourmet existente na loja. Uma ampla linha de terrines e galantines e pratos simples ganham aqui uma versão contemporânea e inusitada.

Peixes & Carnes. Salmões, camarões, mexilhões, polvos, lulas, linguados, trutas, badejos, anchovas e uma infinidade de peixes e frutos do mar frescos, congelados e resfriados, limpos e cortados como o cliente gosta, tornam-se uma opção saudável e prática.

Carnes & Aves. Filés e escalopes se somam às opções da Wessel e Cabaña Las Lilas, à variedade de cordeiro e outras carnes especiais. Peito de pato, marrecos, codornas, avestruz e outras aves também poderão ser encontrados nessa loja.

Queijos & Frios. Queijos e frios das melhores procedências e tipos podem ser cortados na hora, mantendo a textura, suavidade e o frescor. Uma grande variedade de presunto cru. Dos deliciosos ibéricos cortados à faca, como tem que ser – o famoso pata negra e o serrano, curado nos ventos da neve – aos maravilhosos Parma, curtidos em Langhirano, e aos San Danielle, feitos com os porcos de Valpadana. Bries, Camemberts, Parmegianas, Gruyères, Tilsits, Prato ou Mineiro possibilitam da trivial escolha para o lanche ao requinte final da refeição, com um cognac ou um Porto para acompanhar.

Flores. Um festival de aromas da natureza vem com as rosas, lírios, orquídeas, gérberas, tulipas e flores exóticas que comporão criativos buquês, disponíveis em modernas embalagens, sacolas de presentes e caixas que nos remetem aos anos 50, assinados pelo florista Vic Meirelles.

Orgânicos & Hortifruti. Sabores e frescores naturais também partem da linha completa de produtos orgânicos disponíveis no Pão de Açúcar Iguatemi. Itens cultivados sem agrotóxico estarão à mão do consumidor em toda a variedade de segmentos existentes no mercado. Completa também é a oferta de folhagens, legumes e frutas, que criam um ambiente despojado e transmitem toda a qualidade e variedade do hortifruti das lojas Pão de Açúcar.

Balança digital com dicas e receitas. 40 diferentes tipos de frutas exóticas estarão cadastradas no banco de dados de uma balança digital. Outra novidade tecnológica, com fotos e informações detalhadas, sugestões, dicas e receitas de pratos, saladas e sobremesas, que poderão ser impressas na hora.

Novo sistema de check-outs. Nesse novo conceito de supermercado, o cliente ficará surpreso com o formato de comunicação que se vale exclusivamente da mídia eletrônica. Além dos monitores, quiosques multimídia e rádio digital, ao passar pelo caixa, irá se deparar com um novo sistema de check-outs com dois monitores (Customer Screen) da IBM. Nesse novo formato, um dos equipamentos ficará voltado para o operador, que irá utilizar da tecnologia “touch screen”, agilizando em até 30% o atendimento. O segundo monitor estará voltado para os clientes, tornando mais fácil o acompanhamento da operação de passagens de compras pelo caixa.

Leitura do código de barras com o produto em movimento. Ainda nos caixas, leitores bióticos de última geração (Speed Scaning) permitem a leitura do código de barras com o produto em movimento, contribuindo para que o pagamento de compras seja rápido e seguro. Essa solução também recompõe os códigos danificados e identifica etiquetas de rádio freqüência.

Carrinhos inteligentes confeccionados em plástico reciclado. Em caráter experimental, os clientes participantes do programa Pão de Açúcar Mais terão à sua disposição carrinhos com dispositivos “PSA” (Personal Shopper Assistant), da Intermec, especialmente desenvolvidos para essa loja, com soluções da Gemco. Por esse sistema, eles poderão registrar suas próprias compras ao depositá-las no carrinho e os itens serão computados automaticamente.


“Todas as tecnologias, soluções e linha de mercadorias implantadas nessa loja foram minuciosamente estudadas para atender o perfil de consumidor, que procura cada vez mais equilíbrio entre valores emocionais e racionais, como a vida em família, tempo livre para si mesmo, e trabalho”, ressalta José Roberto Tambasco.

Serviços Exclusivos para os Clientes Mais. Além do carrinho inteligente, todas as ofertas da loja também são exclusivas para Clientes Mais (para se cadastrar é fácil e na hora). Para acessar o programa Mais, além dos quiosques multimídia, o cliente poderá consultar todas as informações, dicas e ofertas em seu celular, contar com atendentes exclusivos ou ligar para central de atendimento “Fale Mais”.

Embalagens e Sacolas Recicláveis ou Retornáveis. As embalagens utilizadas na loja privilegiam o uso de matérias primas recicláveis e são confeccionadas em material plástico (pet ou PP) e também têm sua versão em papel Kraft. Nos seus dois modelos, as sacolas surpreendem pela beleza, simplicidade e charme.


Linha exclusiva de uniformes. Na linha de frente, todos os colaboradores foram capacitados para operar nesse novo formato de loja, que une opção diferenciada de produtos e forte aplicação de tecnologia. Para eles, também foi criada uma linha exclusiva de uniformes, desenhada pela agência carioca Oestúdio. 

De acordo com pesquisas de hábitos de consumo realizadas pela rede, os consumidores estão mais conscientes, antenados nas novidades e adeptos à tecnologia como veículo de praticidade. “Nossos clientes valorizam tudo o que possa agilizar sua vida sem abrir mão da qualidade. Ser moderno, simples e básico usando as mais avançadas soluções em varejo, com o objetivo de garantir a melhor experiência de compra foi o ponto de partida para o desenho dessa loja”, destaca Tambasco.


Sobre o Pão de Açúcar:


Supermercado de vizinhança, com foco nos consumidores de perfil cosmopolita, que prima pela variedade e qualidade em produtos e serviços personalizados. Com 152 lojas distribuídas em oito estados brasileiros, o Pão de Açúcar caracteriza-se pela ampla oferta de soluções e pioneirismos lançados ao longo da história do varejo brasileiro.

A rede Pão de Açúcar também é reconhecida pela preocupação com o meio ambiente, oferecendo alternativas de embalagens, como as sacolas retornáveis e estações de reciclagem de lixo, iniciativa bastante valorizada pelo consumidor e pela comunidade em geral, que já se vale de 100 postos implantados em 17 municípios no Brasil.

 

 

Share.

About Author

Comments are closed.