Prêmio IDEA/Brasil

0

Foi lançado ontem à noite (13/9), na sede da FIESP, o Prêmio IDEA/Brasil. O evento é uma realização da ONG Objeto Brasil, que tem como diretora Joice Joppert Leal, da  Rio  21 Design, capitaneada por Celso Santos. Joice e Celso trabalham há décadas para promover, divulgar e desenvolver o Design nacional no Brasil e no exterior.

O IDEA – International Design Excellence Award  é promovido pela IDSA (Industrial Designers Society of America), a mais importante organização do design americano, e seleciona anualmente os melhores produtos mundiais em diversas categorias.

O concurso é patrocinado pela renomada revista de negócios BusinessWeek, que publica uma edição anual com o prêmio como matéria de capa, nos EUA, Europa e Ásia.  Agora, pela primeira vez em sua história, esta premiação de Design é levada para fora dos Estados Unidos.

São parceiros na realização a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e a revista de economia Época Negócios.

Chelsea Sutula, diretora do IDSA (Industrial Designers Society of America), que veio ao Brasil especialmente para o lançamento do IDEA/Brasil, afirma que o prêmio poderá fortalecer a presença do país no design mundial e na economia global: “O Brasil tem muitos talentos em design, mas devido à barreira da linguagem, por exemplo, nem sempre consegue promovê-lo internacionalmente.”

O prêmio IDEA/Brasil já chega ao país com quase 30 anos de experiência, sucesso e prestígio.

Como promotores do IDEA/Brasil ainda estão a ABEDESIGN – Associação Brasileira das Empresas de Design e a APEX-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações.

A premiação brasileira

 O IDEA/Brasil premiará anualmente os melhores produtos brasileiros em 17 categorias diferentes.

Os produtos devem ser fabricados pela indústria nacional e projetados por designers brasileiros.

Um júri de nível internacional irá pré-selecionar diversos produtos, que estarão automaticamente inscritos no concurso americano. O mesmo júri também escolherá os vencedores do prêmio IDEA/Brasil.

Será organizada uma exposição anual com os vencedores do concurso nacional, que incluirá um ciclo de palestras e será apresentada em São Paulo e no Rio de Janeiro.

 

O valor da premiação

 

Como patrocinadora do evento, a Revista BusinessWeek, distribuída mundialmente, publica a versão americana do prêmio em sua edição de Julho como matéria de capa.  Seu editor chefe de design, Bruce Nussbaum é um entusiasta do IDEA/Brasil.

Os vencedores nos Estados Unidos também são divulgados no website da revista e da IDSA. A repercussão ainda atinge inúmeros jornais e redes de TV, incluindo CNN, NBC, PBS, CNBC, The New York Times, The Los Angeles Times, The Washington Post, e toda a imprensa mundial especializada em design.

Pelo menos três produtos premiados no Brasil serão apresentados na edição especial da revista INNOVATION publicada pela IDSA, onde as próprias empresas apresentam em detalhe os cases de seus produtos. A publicação anual é distribuída nos EUA, e internacionalmente, para executivos de grandes empresas, escolas de design e de negócios, instituições empresariais, órgãos governamentais, formadores de opinião e empresas de design.

Recente pesquisa feita por empresa americana vencedora de um prêmio IDEA Gold, constatou que esta vitória equivale a um investimento de mais de um milhão de dólares em mídia do mais alto nível.

 

Parceiros

ABIHPEC, ABIPLAST, ABIT, ABTG, Academia Brasileira de Marketing, ADVB, ASSINTECAL, BNDES, Centro São Paulo Design, Fazer Brasil, Fundação CERTI, IBGM, Programa Brasileiro de Design, SEPROSP e SIRESP.

 

Conselho Empresarial

O IDEA/Brasil possui um Conselho Empresarial composto por expressivos líderes empresariais.

Presidente de honra Dr. José Mindlin – empresário e bibliófilo; Antônio Sérgio Martins Mello – FIAT; Carlos Alberto Schneider – Fundação CERTI; Carlos Alberto Vogt – Secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo; Carlos Eduardo Moreira Ferreira – CNI/FIESP; Danilo Santos Miranda – SESC São Paulo; Edson Vaz Musa – CALOI; Evando Mirra de Paula e Silva – ABDI; Eduardo Rath Fingerl – BNDES; Fábio Arruda Mortara – Paper Express;  Hécliton Santini Henriques – IBGM; João Carlos Basílio da Silva – ABIHPEC; José Ricardo Roriz Coelho – FIESP; Júlio Bueno – Secretário de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro; Lincoln Seragini – Academia Brasileira de Marketing; Marcos Mendonça – ex- Secretário de Cultura do Estado de São Paulo; Maurizio Mauro – TTLM Gestão e Participações; Merheg Cachum – ABIPLAST; Miguel Ignatios – ADVB; Embaixador Roberto Abdenur e Roberto Duailibi – DPZ Propaganda.

 

Ações do Prêmio IDEA/Brasil

 

2007

Setembro

Lançamento do prêmio IDEA/Brasil e posse de seu Conselho Empresarial na sede da FIESP.

Apresentação do histórico, conceito, informações técnicas e da marca do prêmio IDEA/Brasil. 

Participa do evento Chelsea Sutula, diretora da IDSA e do prêmio IDEA nos EUA.

 

Outubro

Lançamento do prêmio brasileiro no congresso anual do Conselho Mundial de Design Industrial, ICSID, em São Francisco, Califórnia, promovido pela IDSA e com a participação dos mais importantes atores do design mundial.

 

Novembro

Dia 5 de novembro – Dia Nacional do Design

Lançamento do site oficial do prêmio (www.idea-brasil.com), com link para o site da IDSA.

Abertura oficial das inscrições para o IDEA/Brasil.

Início dos road-shows, que ocorrerão em todo o Brasil para promover o prêmio e estimular inscrições.

Seminário inaugural na sede da FIESP em São Paulo.

 

 

2008

Janeiro / Fevereiro

Término dos road-shows e das inscrições. Definição dos selecionados e premiados no IDEA/Brasil pelo júri.

 

Março / Abril

Cerimônia de premiação do IDEA/Brasil.

Exposição e ciclo de palestras e seminários em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Inscrição dos selecionados e premiados no IDEA/Brasil na versão internacional do prêmio, nos EUA.

 

Junho / Julho

Definição dos vencedores da premiação americana. Os participantes brasileiros selecionados e premiados pelo IDEA/Brasil serão inscritos e concorrerão à premiação americana.

Mostra de produtos brasileiros selecionados e premiados no IDEA/Brasil na sede da IDSA – Industrial Design Society of America, nos EUA, com ações de divulgação e relacionamento com a imprensa americana e internacional, além de formadores de opinião.

 

Categorias

 

O IDEA/Brasil deverá premiar produtos de diversas áreas, de modo a contemplar a maior parte da produção brasileira de design.

 

1. Produtos Industriais e Comerciais

Equipamentos para Construção / Mobiliário Industrial / Acessórios e Iluminação / Máquinas Pesadas / Veículos Industriais e para Construção / Outros Equipamentos e Produtos / Conceitos e Protótipos.

 

2. Equipamentos de Comunicação,

Telefones e VOIP / Celulares / PDAs / Equipamentos de Navegação / Fones de Ouvido / Acessórios / Conceitos e Protótipos.

 

3. Equipamentos de computação

Computadores / Laptops e Notebooks / Servidores e Carenagens / Aparelhos Portáteis / Telas, Monitores e Projetores / Acessórios para Entrada de Dados / Periféricos / Conceitos e Protótipos.

 

4. Estratégia de Design

Design Estratégico e Administração.

 

5. Ecodesign

 

6. Equipamentos de Som, Jogos e Entretenimento

Equipamentos e Caixas de Som / TVs e Aparelhos de DVD / Fones de Ouvido / Câmeras / Equipamentos de Som Portáteis / Acessórios / Instrumentos Musicais / Home Theater / Multimídia e Equipamentos para Jogos / Produtos Multifuncionais de Entretenimento / Conceitos e Protótipos.

 

7. Ambientes

Espaços Empresariais Públicos e Privados / Sistemas de Sinalização e Ambientação / Sistemas de Exposição para Museus / Cenários / Showrooms e Material de Ponto de Venda / Estandes Promocionais / Conceitos e Protótipos.

 

8. Produtos para Casa

Eletrodomésticos / Acessórios para Decoração / Equipamentos para Cozinha e Jardim / Ferramentas / Mobiliário Residencial / Iluminação / Acessórios Diversos / Conceitos e Protótipos.

 

9. Design de Interface

Produtos de Consumo, Pessoais e Profissionais / Soluções Profissionais e para Comunicação / Jogos e Multimídia / Conceitos e Protótipos.

 

10. Lazer e Recreação

Brinquedos e Jogos / Produtos Esportivos / Fitness / Camping / Conceitos e Protótipos.

 

11. Produtos Médicos e Científicos

Produtos para Clínica e Diagnóstico / Equipamentos Industriais e Científicos / Equipamentos Cirúrgicos e Terapêuticos / Produtos para Home Care / Conceitos e Protótipos.

 

12. Produtos para Escritório

Equipamentos, Organizadores e Acessórios / Instrumentos para Escrita / Mobiliário e Iluminação / Conceitos e Protótipos.

 

13. Embalagem

Design Gráfico de Embalagens / Design Industrial de Embalagens.

 

14. Acessórios Pessoais

Vestuário / Mochilas / Óculos / Sapatos e Tênis / Bolsas / Chapéus e Capacetes / Relógios / Conceitos e Protótipos.

 

15. Projetos de Estudantes

Projetos de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação.

 

16. Pesquisa

Projetos de Pesquisa de Design.

 

17. Design de Transporte

Automóveis – Interior e Exterior / Embarcações e Aviões – Interior e Exterior / Motocicletas / Bicicletas / Conceitos e Protótipos.

Share.

About Author

Comments are closed.