ERRO DE PORTUGUÊS DA SADIA TAMBÉM GRITA NAS EMBALAGENS

0

O publicitário carioca Marcelo Teixeira é leitor atento da comunicação comercial dirigida aos brasileiros e nos alerta de erro que a Sadia tem cometido em suas embalagens e que tem feito escola entre outros concorrentes como a Pif Paf. A Seara não cometeu o mesmo erro. A Sadia propaga em suas embalagens o “frango à passarinho”. Um erro que poderia ter sido evitado numa simples consulta ao uso da crase na língua portuguesa para evitar que redatores, criativos e designers exponham a marca ao ridículo. Se os envolvidos no erro consideram complicado entender a gramática, poderiam recorrer ao portal Bendito Português de Jupira Carrara, que responde com prazer esse tipo de dúvida. É Jupira, que atuou como revisora de textos de TV e de grandes agências de publicidade e propaganda, quem melhor descreve, didaticamente, o erro da Sadia, ainda que ressalvando que o uso de crase é sempre polêmico:

A crase é obrigatória quando ao falarmos de um prato, estiver subentendida a expressão “à moda”.

Como por exemplo, Filé à Oswaldo Aranha  (subentende-se que é à moda que o político Oswaldo Aranha comia).

Mas em “bife a cavalo” ou em “frango a passarinho” não está subentendida essa expressão (não é à moda do cavalo ou ao modo do passarinho comer, e sim como o frango é cortado, em pequenos pedaços) e por isso, não leva o acento.

O mais grave desse tipo de erro é que acaba por induzir outros a cometerem o mesmo erro. Tanto pior se forem estudantes buscando, por exemplo, por meio do Enem, uma vaga em universidades. Afinal, o papel da propaganda é o de propagar um produto, serviço ou informação e o faz tanto e insistentemente que o erro acaba por ser incorporado por muitos até que…. Até que a comunicação comercial de uma empresa leve zero em gramática, comprometendo imagem e reputação e, o mais grave, contribuindo para a reprovação de estudantes, cheios de razão ao exibirem que, se eles erram, a Sadia também erra. Pobre Lequetreque, o mascote da empresa, que terá de voltar aos bancos escolares, acompanhado dos colegas de concorrentes que decidiram seguir seu exemplo.

frangopassarinhosadia-dentro frangopassarinho-pifpaf frangopassarinhoseara

O erro da Sadia que também estampa embalagem da Pif Paf. A Seara escreveu certo. Levou nota 10 em gramática de Língua Portuguesa.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.