HILLARY NÃO IMPORTA. AS PESSOAS IMPORTAM.

0

Patrícia Casseano*

Há 10 anos, a TIME MAGAZINE escolhia “You” (“Você”) como pessoa do ano. Em 2013, a mesma revista fez uma extensa reportagem sobre a geração “Me Me Me” (não confundir com “mimimi”). Agora, em 2016, uma imagem captou o espírito das duas edições e sintetizou a comunicação atual.

Registrada pela fotógrafa Barbara Kinney durante uma visita de Hillary Clinton, candidata democrata nas eleições presidenciais norte-americanas, a Orlando, nos EUA, a imagem mostra dezenas de pessoas de costas para a ex-secretária de estado.

As pessoas estão protestando contra Hillary? Estão com problemas de visão? Nada disso. Elas estão tirando selfies com a candidata ao fundo.

Se a TIME de 2006 reforçava que o público controlava a era da informação, a de 2013 lembrava que os Millennials queriam ser vistos.

A foto de 2016 revela a fusão dos mundos: controlamos a informação e queremos fazer parte dela. E é importante que marcas e figuras públicas tenham isso em mente. Não é você que importa, é sua audiência. E isso não é algo novo. Mas é sempre bom lembrar, pois há aqueles que esquecem.

Não era o registro de Hillary Clinton que valia naquele momento, mas o registro da pessoa acompanhando a passagem da candidata. O público contemporâneo é assim: ou ele está no quadro, ou ele não se vê.

Por que você acha que a Nike – lá nos idos de 2014 – lançou um comercial que mostrava como qualquer peladeiro poderia se imaginar como um craque do futebol? A gigante do mercado esportivo já tinha enxergado: o público que importa.

Pense: a nova geração cresce vendo seus ídolos criarem canais no Youtube e obtendo sucesso. Se der na telha, eles vão lá e criam um canal também. Quem cresceu vendo Xuxa e Silvio Santos só poderia se imaginar na TV na frente do espelho.

Os jovens já estão crescendo sendo filmados e filmando a todos. Cada celular filma melhor que as VHS’s de outrora. Será que a comunicação das marcas e de pessoas públicas já se adaptou da melhor maneira para atingir essa audiência?

Ou você faz uma comunicação pensando no público, ou não vai longe nesta nova era. Mas esqueça o artificial. O público tem faro apurado para identificar farsas. Inclua o público na sua comunicação de maneira legítima e sinta a diferença.

Deixe que a audiência tire uma selfie com você, mas lembre-se: eles importam.

*Patrícia Casseano é Jornalista e Diretora-executiva do Grupo Image.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP