TODO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BRECHÓS

0

Está disponível no Portal Sebrae uma cartilha que indica as melhores práticas para quem atua ou quer trabalhar no segmento de brechós, mercado em franco crescimento no Brasil. Elaborado a partir das discussões com empresários durante o Fórum de Debates sobre o Mercado de Brechós, no ano passado, o documento dá dicas sobre como abrir um brechó, como divulgar a loja, como adquirir, precificar e assegurar a higiene das peças e como deve ser o atendimento ao cliente.

 

POR GIZELLA RODRIGUES/DA AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS

Um levantamento do Sebrae realizado ano passado mostrou que o número de pequenos negócios – com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões – no comércio varejista de artigos usados brasileiro cresceu 210% em cinco anos, passando de 3.691, em 2007, para 11.469, em 2012.

“Além de permitir aos consumidores comprar um bom produto por um valor muito mais acessível, o negócio também chama a atenção por causa do crescente interesse por práticas de pós-consumo. Esse cenário de oportunidades é interessante para quem quer empreender nesse nicho de mercado. A cartilha dá orientação para quem quer começar um negócio e serve também aos atuais empresários que desejam manter sua empresa sustentável e competitiva”, afirma Wilsa Sette, coordenadora nacional de Varejo da Moda do Sebrae.

Antes de abrir o empreendimento é preciso estudar bem o mercado e os temas necessários a uma boa gestão. O Sebrae orienta o empreendedor a visitar os brechós da cidade, navegar em brechós on line e conversar com os proprietários, identificando oportunidades e riscos. Também é preciso elaborar um Modelo e um Plano de Negócio. “Uma importante definição que deve constar no planejamento é a escolha dos canais de comercialização do brechó – definir se a abertura se dará com loja física, virtual ou comercialização por rede social, por exemplo”, ressalta Wilsa Sette.

Na escolha do ponto comercial é importante levar em consideração aspectos como: hábitos de consumo do público que se deseja atingir, a concorrência, a proximidade de sua residência, se permite fácil estacionamento, segurança, fluxo de pessoas, dentre outros. Já na escolha de uma loja virtual é necessário perceber aspectos como: definição da plataforma de loja virtual, usabilidade, meios de pagamento on line, logística de entregas, embalagens e estratégias de divulgação.

A cartilha também explica o regime de consignação, maneira muito usada para a aquisição de peças do brechó. Mas também fala da compra de lotes de pessoas físicas, uma opção mais lucrativa. A higienização das peças, um dos maiores preconceitos em relação aos brechós, também deve ser um cuidado especial. Ao adquirir peças é aconselhável reforçar a limpeza, mesmo no caso de produtos comprados já limpos.

Divulgação do negócio

O último capítulo do documento é dedicado à divulgação do brechó. Proprietários de brechós costumam fazer uso de folhetos para panfletagem na vizinhança da loja, apostam no boca a boca e fazem uso das redes sociais na internet. Uma opção é abrir uma página no Facebook e um perfil no Instagram para divulgar as peças, as duas redes mais usadas pelos empresários. “Cuidado com as fotos: as peças devem ser muito bem iluminadas e apresentadas de preferência vestidas. Roupas fotografadas em cabides ou deitadas não são atraentes”, alerta Wilsa Sette.

Ao longo de 2015, empresários de varejo da moda que atuam no nicho de brechós ganharam, mais uma vez, a oportunidade de se reunir com o Sebrae para debater sobre os desafios e oportunidades do segmento no país. O Sebrae promove mais três edições do fórum de debates, que foi batizado de Fórum de Inovação para Comércio de Brechós. O encontro esteve em Porto Alegre (RS), em maio, e passará por Campo Grande (MS), no próximo dia 23, e Goiânia (GO), em 10 de setembro.

DICAS DO SEBRAE

Escolha em que segmento o seu brechó vai atuar. Você poderá escolher entre ter um brechó feminino, masculino ou infantil, ou poderá escolher trabalhar para um público misto.
Crie uma bela vitrine, fazendo dela um chamariz para as pessoas que passam na rua.
Invista na limpeza da loja e decoração. Brechós de sucesso são lojas decoradas de forma original e criativa, limpas e cheirosas.
Cuide da iluminação da loja e dos provadores. Luz natural, ou que pareça natural, é uma boa opção.
Mantenha suas araras sempre bem organizadas, por cor e tamanhos, com os cabides voltados para dentro. Utilize cabides bonitos, funcionais e idênticos para pendurar suas peças. Você pode encapar velhos cabides com fitas ou tecidos para renová-los de forma bonita.
Sinalize sua loja em sites de localização, como o Apontador, informando endereço, telefone e contatos nas redes sociais. Esses sites são ferramentas de internet que permitem encontrar endereços físicos em todo o país.

Deixe visíveis os canais de atendimento e informações de sua loja virtual. O carrinho de compras deve ser facilitado para o cliente finalizar o pedido e toda a transação financeira deve ser segura.
Produza fotos com qualidade das peças a serem comercializadas. Tenha um cuidado especial com a descrição das peças e conteúdo da sua loja on line.
Informe sua cliente que as peças são higienizadas antes de colocadas à venda. Em caso de peças valiosas e difíceis de limpar, invista em serviços de lavanderias especializadas. Quando são peças de mais fácil limpeza, prefira fazer a higiene em seu brechó.
Cadastre-se no Portal Sebrae onde você encontra um conjunto de informações sobre Gestão, sob forma de artigos, livros, vídeos, áudios e notícias e onde pode contar também com o aconselhamento on line de um especialista em pequenos negócios.

Para acessar gratuitamente a cartilha clique aqui.

 

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP