Santo dinheirinho

0

A visita do papa Bento 16 ao País, em maio de 2007 (de 9 a 13), será marcada pela canonização do primeiro santo brasileiro. Nascido em Guaratinguetá, mesma cidade onde pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, Frei Galvão viveu no Brasil no século 18. Fez carreira rápida entre os franciscanos. Não era comum passar de noviço a sacerdote em um ano. Desde muito cedo, destacou-se pela maturidade cultural e humana. E em 23 de julho de 1768, após se formar em filosofia, passou a exercer a função de pregador, confessor de leigos e porteiro do convento de São Francisco, em São Paulo.

Para escrever sobre a vida de Frei Galvão, Carolina Chagas e Roberta Dabdab estiveram em Guaratinguetá e recolheram depoimentos, informações e produziram belas fotos com exemplos de relíquias, representações e devoções ao santo. O livro “Frei Galvão – A vida, os milagres e as pílulas milagrosas do primeiro santo brasileiro”¸ lançado pela Publifolha, tem linguagem clara e objetiva, e revela detalhes sobre a vida e a formação religiosa do santo, a construção do mosteiro, o processo de canonização e a produção e distribuição das pílulas milagrosas. Traz também a oração da novena do santo e os endereços dos locais onde se distribui gratuitamente as pílulas.

Frei Galvão realizou seu primeiro milagre no século 19. Um século depois, o Vaticano recebeu o primeiro pedido de canonização, em 1938, encaminhado pelo arcebispo de São Paulo, dom Duarte Leopoldo e Silva. Mas foi só em 1998, que o Vaticano reconheceu o primeiro milagre para a beatificação de Frei Galvão, um dos estágios até a finalização do processo de canonização.

“No Mosteiro da Luz, em São Paulo, entre 10h e 17h há sempre uma fila na saleta próxima à igreja. Nos finais de semana ela é bem grande. É ali que são distribuídas as milagrosas pílulas de Frei Galvão. Há toda sorte de angústia no coração de quem busca alento nos pedacinhos de papel: dificuldade de engravidar, problemas de saúde, brigas na justiça, casamentos em crise, falta de emprego, de dinheiro e por aí vai”. Com estas palavras, Carolina e Roberta convidam os leitores a compartilhar um pouco da emoção que elas sentiram ao pesquisar e escrever sobre o primeiro santo brasileiro – Frei Galvão.

“Frei Galvão – A vida, os milagres e as pílulas milagrosas do primeiro santo brasileiro”
Autoras: Carolina Chagas e Roberta Dabdab
Editora: Publifolha
96 páginas
R$ 24,90

 

Share.

About Author

Comments are closed.