Sapucaia

0

Evento acontecerá entre 24 de setembro e 07 de outubro no Centro Cultural São Paulo e abre as portas para o trabalho dos documentaristas de Jacareí (SP) em festivais de cinema do gênero na Europa e nos Estados Unidos

O vídeo-documentário Sapucaia, de Jacareí (SP), foi selecionado para exibição durante a Vª Mostra Cinema e Religião, que acontecerá no Centro Cultural São Paulo entre 24 de setembro e 07 de outubro. A Mostra tem como tema “Ritos de Passagem: nascer, viver e morrer” e reunirá 37 filmes de vários países, além de promover palestras e debates.

Promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, do Centro Cultural São Paulo e da 8U Produtora e Distribuidora, a Vª Mostra conta com os apoios da AF Cinema e Vídeo, Cinemateca Brasileira, Cinemateca da Embaixada da França, dos consulados do Canadá, Costa Rica e Japão em São Paulo, Ellis Entertainment Corporation, Fundação São Pedro – Lynxfilm, Goethe Institut, Projeto Vídeo Nas Aldeias, Ruth Diskin Films e Sheherazad Media International (SMI).

Segundo o curador da Mostra, César Augusto Sartorelli, a Mostra de Cinema e Religião existe desde 2003, sempre promovida pela Secretaria Municipal de Cultura na Sala Lima Barreto do Centro Cultural São Paulo. Ela se iniciou com uma postura panorâmica e, a partir da segunda edição, elegeu temas: Religião e Magia (2004), Religião e Sexualidade (2005) e Religião e Mitologia (2006).

Em 2007, com o tema Ritos de Passagem: nascer, viver e morrer, teremos num primeiro momento mais literal uma cinematografia que trata dos ritos de passagem das várias etapas que compõem uma vida comum: batismo para nascimento e entrada na religião, de maioridade quando da passagem de rapazes e moças para a condição de adultos, iniciáticos para os que entram na vida religiosa como sacerdotes, finalizando com os de morte, quando deste último ritual de uma vida humana, afirma Sartorelli, que é Mestre em Ciências da Religião pela PUC de São Paulo e trabalha com gestão cultural e curadoria desde 1986.

De acordo com o curador, nesta linhagem dos grandes ritos de passagem, acontecerão dois encontros em forma de palestras: um explicando suas características na tradição judaica e outro, na muçulmana.”Num segundo momento, a questão da passagem e dos ritos caminha para um sentido mais ordinário, da marcação de um tempo menor, que é o mote de uma infinidade de ritos que permeiam o dia a dia de toda tradição religiosa: a Missa a cada 7 dias dos cristãos, o Shabat, as 5 orações diárias do Islamismo, etc.”, informa o gestor cultural.

As religiosidades africana, afro-brasileira e indígena estarão em destaque este ano, através de filmes franceses, alemães e produzidos pelos próprios indígenas, como o documentário Wai;a Rini: O Poder do Sonho, do xavante Divino Tserewahu. Entre os demais destaques estão o jacareiense   Sapucaia de Sílvia Bigareli e Victor Menezes, o documentário Dança das Cabaças – Exu no, de Kiko Dinucci, o inédito e autoral Le Totem Étranglée, de Artur Matuck e Rudi Anker, ea exibição de 3 filmes que participaram da edição de 2006 da mostra de Cinema e Religião Religion Today, que se realiza em Trento Itália.

Share.

About Author

Comments are closed.