Second Life no aniversário do Theatro Municipal

0

Na próxima semana, a Mainland Brasil proporcionará uma experiência que mescla tecnologia e arte, inédita no mundo. Como parte das comemorações do 96º aniversário do Theatro Municipal de São Paulo, o Balé da Cidade de São Paulo estréia “Onde Está o Norte? Versão Second Life” simultaneamente no metaverso e no mundo real.

Criado especialmente para o Balé da Cidade de São Paulo pelo coreógrafo Mário Nascimento, com trilha sonora original de Fábio Cardia, “Onde Está o Norte?” estreou no ano passado. “Para fazer a Versão Second Life nós nos baseamos na remontagem desse espetáculo, que faz sua reestréia nesta temporada”, afirma Mônica Mion, diretora artística da companhia.

A versão virtual do espetáculo foi patrocinada pela KAIZEN Games, que, em parceria com o iG, trouxe o Second Life para o Brasil. O projeto envolveu uma equipe multidisciplinar, composta por bailarinos, coreógrafos, programadores e designers. Cada bailarino do elenco ganhou um personagem (avatar) para representá-lo no metaverso. “Criamos um repertório de movimentos para o elenco, onde cada bailarino manipula seu avatar de acordo com a música e a direção coreográfica”, diz o diretor de criação da KAIZEN Games, Dino Vettorello.

Essa combinação afinada entre tecnologia e arte poderá ser saboreada com a emoção da apresentação ao vivo. O espetáculo “Onde Está o Norte? Versão Second Life” acontece no instante em que é visto. A ambientação colabora para criar um clima especial: a KAIZEN Games caprichou na modelagem da versão virtual do Theatro Municipal de São Paulo, da arquitetura (escadarias, fachada, saguão e palco) até o figurino do elenco avatar.

A reprodução do Theatro Municipal de São Paulo faz parte da Ilha Anhangabaú, que será inaugurada com a apresentação do Balé da Cidade de São Paulo e inclui outros ícones da paisagem paulistana, com por exemplo o Viaduto do Chá.

“Onde Está o Norte? Versão Second Life” terá sua pré-estréia exclusiva no metaverso, no dia 11 de setembro, às 19h, em um evento fechado para convidados. E de 12 a 16 de setembro os residentes do Second Life poderão assistir gratuitamente ao espetáculo, que será transmitido simultaneamente em um telão instalado no Salão Nobre do verdadeiro Theatro Municipal, onde o programa será triplo. Após a apresentação virtual, o público terá a oportunidade de ver também a versão integral de “Onde Está o Norte?” no palco e, na seqüência, a reestréia de “Perpetuum”, do coreógrafo israelense Ohad Nahirin e um dos maiores sucessos do Balé da Cidade de São Paulo.

 “Onde Está o Norte? Versão Second Life”
Companhia: Balé da Cidade de São Paulo

Coreografia: Mário Nascimento

Trilha sonora original: Fábio Cardia

Direção artística: Mônica Mion

Assistência de coreografia e direção de ensaios: Laudnei Delgado

Figurinos: Cássio Brasil

Direção de arte: Dino Vetorello (KAIZEN Games)

Produção: KAIZEN Games e Theatro Municipal de São Paulo

Elenco avatar: Mônica Mion, Lumena Macedo, Laudinei Delgado, Cléber Fantinatti, Wagner Varela, Gleidson Vigne, Carolina Franco, Érika Ishimaru, Liliane Grammont, Alex Soares e Paula Zonzini.

Serviço
Mainland Brasil: 11/9 das 19h00 às 20h00 (pré-estréia, ao vivo, apenas para convidados); 12 a 15/9 às 20h30 e 16/9 às 16h30, exibição de machinima no Theatro Municipal da Ilha Anhangabaú; entrada livre

Theatro Municipal de São Paulo: Espetáculo Comemorativo 96º Aniversário do TMSP – “Onde Está o Norte? Versão Second Life” e “Perpetuum” (coreografia de Ohad Naharin e músicas de Johann Strauss Filho); 12, 14 e 15/9 às 21h e 16/9 às 17h; ingressos de R$ 10 a R$ 15 à venda na bilheteria – praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro, tel. (11) 3222-8698 – ou na internet (www.ticketmaster.com.br); projeção de machinima, navegação e degustação no Salão Nobre do Theatro Municipal nos dias 12 a 15/9 às 20h30 e 16/9 às 16h30

 

 

Share.

About Author

Comments are closed.