Uma campanha criada pela agência Dentsu em parceria com Green Ribbon Campaign (Campanha Fita Verde, numa tradução literal) visando estimular no Japão a doação de órgãos está conquistando atenção pelo seu forte apelo, ainda que lúdico. Mostra brinquedos que ficam parados por terem perdido uma de suas partes e que ganham uma segunda vida por meio de pequenos transplantes. É que no Japão só recentemente foram criadas leis para a doação de órgãos, pois culturalmente se propagou a ideia de que os corpos deveriam ser cremados intactos. Resultado: de acordo com estatísticas oficiais, dos 14 mil de japoneses que encontravam-se na fila de transplantes no ano passado, apenas 300 puderam realizar cirurgias que lhes devolveram a vida.
Esse drama acabou estimulando o criativo Akira Suzuki, da Dentsu, a imaginar uma campanha capaz de mobilizar doações. O primeiro passo foi convidar artistas entregando-lhes brinquedos, onde faltavam partes, para que as completasse com outras, diferentes das originais. O resultado visa ressaltar que todos podem ter uma segunda vida, caso a doação ocorra. Com partes descartadas de outros brinquedos, estes ganharam vida e um site, onde o tema é abordado, sem perder a sua linguagem lúdica. Assim, de forma indireta, ainda que as imagens sejam diretas no seu conteúdo, Dentsu e Green Ribbon Campaign esperam, sem entrar na discussão cultural que leva muitos japoneses a rejeitarem a doação de órgãos, estimular a doação. O site http://www.secondlife.toys/en/ tem recebido, desde o seu lançamento, milhares de visita, o que estimula o debate em torno do tema e sua importância para garantir uma segunda vida àqueles que se encontram em filas de transplantes.