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SERRA PELADA VIROU MESA - Revista Publicittà SERRA PELADA VIROU MESA - Revista Publicittà

SERRA PELADA VIROU MESA

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Uma preciosa fatia da história do Brasil e um dos habitat mais contrastantes do nosso país é inspiração do principal lançamento do ano da marca Saccaro. A Mesa Serra Pelada tem design de Roque Frizzo e suas linhas remetem à profunda escavação que caracterizou a corrida do ouro brasileiro no início dos anos 1980. Os contrastes da natureza e entre a própria natureza e o homem estão traduzidos em campanha assinada pela agência gaúcha RBA Comunicação, de Nova Hamburgo, em veiculação em canais de televisão por assinatura.

A mesa feita em madeira certificada remete a um dos períodos mais impressionantes de ocupação da Amazônia, numa desenfreada corrida pelo ouro que resultou em imagens bíblicas da degradação do homem imortalizadas pelas lentes entre outras de Sebastião Salgado.

Situada na região sudeste do Pará, Serra Pelada entrou para história como o maior garimpo a céu aberto do mundo, de onde estima-se foram extra[idos cerca de 30 toneladas de ouro nos anos 1980, com o declínio em 1988,quando a profundidade da mina ultrapassava a 100 metros e muitos morriam e o ouro tornara-se escasso, o projeto foi abandonado e hoje existe no local um lago, resultado das chuvas na região.

Alguns mineradores e empresas ainda sonham retomar a extração de minério, mas Serra Pelada hoje é apenas uma página da história. E pelas mãos de Frizzo para Saccaro virou mesa. Uma bela mesa. Dos garimpeiros, apenas os registros de uma tragédia anunciada em imagens tocantes. A força bruta em busca do brilho do ouro que, se resultou na conquista do Oeste dos Estados Unidos, no caso de Serra Pelada, deixou apenas o rastro da destruição, da pobreza e da miséria. O ouro se foi, ainda restam na região paraense apenas a esperança de novos ciclos.

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