A proximidade do 63º Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, que acontece nessa cidade francesa da Côte D’Azur entre os dias 18 a 25 de junho, faz elevar o grau de criatividade de peças publicitárias com as quais as agências pretendem disputar e domar os famosos leões (as estatuetas) da maior competição global do segmento. É o que demonstram os três disruptivos filmes assinados pela agência brasileira DM9DDB para Special Dog, a fabricante de rações para cães sediada em Santa Cruz do Rio Pardo, no interior paulista, que desde 2001 vende rações para cães e gatos e conta hoje com 25 mil pontos de venda nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Os filmes por serem disruptivos em relação aos da categoria, que geralmente focam a relação sentimental entre os donos e seus cães, chamam a atenção por mostrarem donos bizarros e o alerta de que seus cães sempre sabem muito sobre você, inclusive os seus segredos mais íntimos, aqueles guardados a sete chaves no armário. A proposta conseguiu destaque ontem, 23, nos maiores sites e publicações internacionais de publicidade e propaganda. A editora da Advertising Age, uma espécie de bíblia do mercado publicitário e farol de tudo o que é inovação, Alexandra Jardine destacou que esta é “uma campanha de alimentos para animais domésticos com uma ideia criativa totalmente fresca” ao focar que é preciso tratar bem o seu cão porque ele sabe demais sobre você.” E descreve com precisão os três comerciais que mostram uma viúva que está adicionando algo bastante horrível para seu chá (as cinzas do suposto marido), um jovem rapaz entregando-se a um comportamento sexual enquanto assiste TV e um homem de meia idade se entregando a hábitos sadomasoquistas.
Alexandra lembra que nesta categoria “é mais usual” o alerta que lembra a importância de se alimentar bem o seu cão e ressalta a qualidade de interpretação dos atores caninos nessa produção dirigida por Livia Gama, da Bossa Nova.