Suíços no Mosteiro de São Bento

0

Segunda atração da série “Concertos Internacionais – Grandes Obras”, a Lucerne Festival Strings, orquestra de cordas suíça, apresenta-se em 22 de maio, às 21h, no Teatro São Bento, localizado no Mosteiro de São Bento. Sempre às terças-feiras, a série com renomados grupos internacionais de câmara, iniciou sua terceira temporada em abril e totaliza oito concertos. Sob regência de Achim Fiedler, a orquestra é comporta por mais 17 integrantes e apresenta neste concerto obras de Mendelssohn, Vivaldi, Furrer, Bach e Villa-lobos.  

Fundado em 1956 pelos violinistas Wolfgang Schneiderhand e Rudolf Baumgartner,  a Lucerne Festival Strings é a orquestra suíça que mais realiza turnês pelo mundo. Apresenta-se nas principais salas da Europa e em localidades como: África do Sul (2002), Turquia (2003 e 2006), Estados Unidos (Washington, Philadelphia, Houston e Atlanta – 2003 e 2006) e América do Sul (2000, 2004 e 2007). Quanto aos festivais, ressaltam-se: os de Praga, na República Checa; Eisenstadt, na Áustria; e Ludwigsburg e Rheingau, na Alemanha. Em sua cidade de origem, o grupo é um dos principais participantes do Festival Internacional de Lucerne, além de manter sua própria temporada, a Konzert Reihe Lucerne. É também orquestra representante do Conservatório de Lucerne.

Achim Fiedler – Natural de Stuttgart, estudou violino sob a orientação de Saschko Gawriloff e música de câmara com o Quarteto Amadeus  no Conservatório de Colônia. Recebeu uma bolsa de estudo para especializar-se em violino na Guildhall School de Londresrege. Em 1997, Achim Fiedler recebeu os prêmios internacionais de Katowice, Cadaqués (1º prêmio) e a bolsa de estudos Herbert van Karajan. Atualmente rege várias orquestras, entre elas: Tanglewood Music Center Orchestra, Radio-Philharmonie NDR Hannover, Berliner Sinfonie-Orchester e Real Orquesta Sinfónica de Sevilla. Na “Lucerne Strings” é regente e diretor artístico titular desde 1998.

Outra apresentação da orquestra acontece em 25 de maio, às 20h, no Teatro Popular do SESI de Mauá, na Grande São Paulo. O concerto faz parte da série “Telefônica Apresenta: SESI Música 2007”. 

O Teatro do Mosteiro

O Teatro São Bento e a Série – Localizado no Mosteiro de São Bento,  espaço arquitetônico do histórico Centro da Capital Paulista e amplamente divulgado pela estadia do Papa Bento 16 no Brasil,  o secular Teatro São Bento recebe a terceira bem-sucedida temporada do Projeto “Concertos Internacionais – Grandes Obras”. A série, constituída por uma sofisticada seleção de música de câmara do cenário internacional, consolida a proposta de uma programação cultural de alta qualidade para o espaço. Inaugurado em 1903, o Teatro São Bento passou por restauração arquitetônica, além de reestruturação técnica e acústica no ano de 2004. A reforma contou com a coordenação do monge Dom Carlos Eduardo Uchôa Fagundes Junior e com projeto arquitetônico de Afonso Risi. 


 

Share.

About Author

Comments are closed.