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UM PRÊMIO PARA A COLEÇÃO BANANAS - Revista Publicittà UM PRÊMIO PARA A COLEÇÃO BANANAS - Revista Publicittà

UM PRÊMIO PARA A COLEÇÃO BANANAS

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Aos 28 anos, a designer Alejandra Flechas foi uma das três vencedoras do concurso mundial de arte e design gráfico promovido anualmente pela canadense Corel Corporation há mais de uma década. Representante brasileira entre milhares de concorrentes de todos os continentes, Alejandra foi premiada na categoria Têxtil & Moda por seu minucioso trabalho de criação de uma coleção de acessórios composta por mochila, capa para celular e nécessaire com padronagem coordenada. Batizada “Bananas”, a coleção foi integralmente desenvolvida utilizando a suíte de software de design CorelDRAW. O resultado é impressionante, tanto pela beleza das peças quanto por seu realismo fotográfico – e ainda mais espantoso considerando que todas as peças são 100% virtuais.

“Comecei com um rascunho em papel e, a partir daí, tudo foi feito no computador”, diz Alejandra, que nasceu na Colômbia e mora em São Paulo, onde trabalha em uma empresa do setor de moda e cursa pós-graduação de Gestão Estratégica de Vendas no Mackenzie. “Foi trabalho de dois ou três dias no Corel – mas se fosse criar na unha demoraria semanas.”

Alejandra faz parte de uma geração de designers para os quais o CorelDRAW é um colega de todas as horas. No Brasil, a empresa estima que mais de 60% dos estúdios de moda, ateliês de estilistas, oficinas de costura e áreas de design têxtil em indústrias utilizam o programa como base não só para criação como também para desenvolvimento de moldes e padrões estampados em roupas e acessórios. A informação é de Fernando Soares, Gerente Comercial e de Marketing da Corel no país.

“Acho que isso tem sentido”, diz Alejandra, “porque ele é o programa de uso mais simples do mercado e, mais importante, que dá os melhores resultados. A coisa mais bacana em um software gráfico é a força que ele dá para o criativo desenvolver seu talento e transformar o virtual em algo real, concreto.”

Se dizendo “surpresa” com o prêmio – ela criou a coleção especificamente para o concurso “mas só como experiência” –, Alejandra Flechas conta que ficou impressionada com a qualidade do trabalho de outros ganhadores e que a possibilidade de vencer lhe parecia remota frente aos milhares de concorrentes. Além de ser incluída em várias peças promocionais da Corel, a criação de Alejandra passa a integrar os exemplos gráficos contidos na próxima edição da suíte, a CorelDRAW X8, que será lançada mundialmente dentro de algumas semanas.

É um palco e tanto para a designer – cada edição do programa vende centenas de milhares de cópias. Ainda assim, a coleçãoBananas by Alejandra Flechas não está nas lojas. Ela conta que ficou “um pouco tentada a desenvolvê-la” mas acabou não o fazendo – algo que ainda pode ocorrer.

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