Uma rádio de trânsito intenso

0

A SulAmérica vai apostar na comunicação por conteúdo e na prestação de serviço para conquistar o coração do consumidor paulistano e ganhar share de mercado no competitivo segmento de seguros de automóveis em São Paulo. A idéia foi criada pela MPM, que em parceria com o jornalismo da Rede Bandeirantes de rádio, montaram a Rádio Trânsito Sul América que durante 24 horas por dia vai transmitir informações e dicas sobre o trânsito da cidade e ajudar os motoristas a terem uma vida melhor. O novo veículo de comunicação chega ao ar no dia 12 de fevereiro e contará com uma grande campanha publicitária com spots de rádio, filmes para TV, mídia impressa e peças de mobiliário urbano. O ‘start’ da campanha será no dia 10 de fevereiro com um anúncio de página dupla na Veja São Paulo e no dia 11 de fevereiro com um filme de um minuto e meio no intervalo do Fantástico. O investimento declarado de toda ação de marketing é de R$ 30 milhões.


“É o maior investimento em comunicação que a SulAmérica já realizou na cidade de São Paulo. Acredito que, mais que a propaganda e marketing, a iniciativa de passar a informação útil e relevante para o paulistano mudará a percepção da SulAmérica Auto na maior cidade brasileira”, afirma Zeca Vieira, diretor de marketing corporativo da SulAmérica.


“O uso de projetos de conteúdo dentro da estratégia de comunicação de uma marca é uma tendência em todo o mundo, porém no Brasil ainda está muito no discurso. Acho que esta é um das primeiras iniciativas neste sentido que busca assumir grandes proporções de audiência. Além da inovação editorial em si, temos uma inovação na maneira da marca se comunicar com o consumidor”, afirma o sócio e diretor de mídia da MPM, Daniel Chalfon.


O projeto da Rádio Trânsito SulAmérica está há pelo menos um ano sendo estudado e planejado pela equipe da MPM. Segundo o sócio e diretor de criação da agência, Aaron Sutton, a concepção da estratégia foi pensada em cima das pessoas: “Em vez de pensar no carro, a gente pensou no benefício de quem usa. O mercado de seguros hoje é muito focado em oferecer vantagens para o automóvel, como a distribuição de brindes e acessórios. Vamos trazer um benefício muito maior, oferecendo um canal de serviço para o paulistano na hora que ele quiser, com um rodízio de informações sobre a situação do trânsito em todos os cantos da cidade.

Nunca São Paulo precisou tanto de um serviço como esse”, diz. Aaron observa também que o brilhantismo desse projeto está na possibilidade de se falar com todos os públicos, até mesmo com quem não é cliente da empresa: “Estamos usando a comunicação por conteúdo como um meio e não como um fim. Essa nova tendência, em minha opinião, só tem relevância quando é pertinente e traz uma utilidade pública, ou seja, serve as pessoas com um conteúdo necessário”, finaliza.

 

Campanha

 

O lançamento da rádio contará com uma grande campanha publicitária com cerca de 423 inserções do comercial nas emissoras Band, Globo, Cultura, SBT, Record e Rede TV entre os dias 12 de fevereiro e 31 de março. Além disso, contará com um anúncio de página dupla na Veja São Paulo, anúncios de página inteira nos principais jornais do País e uma extensa programação de mídia exterior que envolve relógios de rua e outdoors nas estradas que dão acesso a São Paulo.

O filme mostra a atriz Graziela Moreto fazendo um ‘raio x’ do que é hoje o trânsito de São Paulo com números de carros e pessoas que circulam diariamente pela malha viária da cidade. Em seguida, ‘a repórter’ começa a colher depoimentos verdadeiros nos faróis de São Paulo sobre o que elas pensam do trânsito da cidade. “Conseguimos trazer para o filme uma espontaneidade das pessoas, cada um expressando sua rotina, suas agendas com uma visão particular e pessoal sobre o tráfego intenso da cidade”, ressalta Aaron. O conceito da campanha é: ‘Sul América Auto: Ajudando você a enfrentar o trânsito de São Paulo’.

A Estrutura da rádio

A Rádio Trânsito Sul América contará com uma equipe de vinte e dois profissionais, entre eles, oito repórteres, seis âncoras e dez viaturas que estarão circulando pela cidade todos os dias. Além disso, a rádio também oferece espaços publicitários para outros anunciantes, desde que não sejam concorrentes da SulAmérica. “A Rádio Trânsito é a evidência de que cada vez mais as marcas estão se transformando em suas próprias mídias”, completa Chalfon.

Todo o conteúdo e operação da emissora estão a cargo do grupo Bandeirantes de rádio, que é líder em jornalismo de rádio na cidade de São Paulo, e que tem total independência editorial. “A SulAmérica é na realidade um patrocinador master da emissora, mas toda a estrutura é da Bandeirantes, o que é uma garantia de qualidade no jornalismo e na prestação de serviços”, diz Chalfon.

 

Share.

About Author

Comments are closed.