VoIP avança nas empresas

0

Alguns dizem que a tecnologia VoIP é um caminho sem volta. Especialistas estimam que este sistema de comunicação vai substituir totalmente a telefonia tradicional nos próximos 5 a 7 anos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Supercom Digital, empresa especializada em soluções para TI, 68% das empresas brasileiras pretende migrar para esta tecnologia neste ano de 2007.

A pesquisa ouviu 300 empresas de pequeno, médio e grande portes, de diferentes áreas, durante o segundo semestre de 2006. Do total de empresas, apenas 23% já utilizam este tipo de telefonia.

Segundo Cláudio de Paula, CEO da Supercom, o Brasil ainda está começando a perceber as vantagens do VoIP. “Nos EUA cerca de 80% das empresas já utilizam este sistema”, afirma.

A tecnologia avança rapidamente por vários motivos, entre eles os baixos custos –
o VoIP possibilita reduzir em até 90% os custos com ligações locais, 60% com ligações nacionais e internacionais e 100% em ligações para outros usuários VoIP.

Outra vantagem é a migração barata, já que não há necessidade de implantação de nova infra-estrutura. Além das vantagens relativas aos custos mais baixos, há ainda um constante aumento de qualidade. “Já existem casos em que a qualidade sonora do VoIP supera a de uma ligação telefônica convencional”, explica De Paula.

“Especialistas prevêem que a tecnologia crescerá 800% até 2009, com um crescimento anual de 62% em números de usuários. Definitivamente o VoIP promete atropelar a telefonia convencional”, conclui De Paula.

Share.

About Author

Comments are closed.