Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
VOTORANTIM E BNDES JUNTOS EM GOIÁS - Revista Publicittà VOTORANTIM E BNDES JUNTOS EM GOIÁS - Revista Publicittà

VOTORANTIM E BNDES JUNTOS EM GOIÁS

0

Iniciativas de economia solidária do Norte goiano que se consolidaram com o apoio do Programa ReDes receberam, no dia 17 de dezembro, os certificados de conclusão do aporte financeiro, em solenidade promovida na Unidade Niquelândia da Votorantim Metais. Participaram do evento representantes dos cinco projetos apoiados pelo ReDes no Estado, além de autoridades públicas, comerciantes e representantes de entidades e instituições parceiras.

Realizado pela Votorantim Metais, em parceria com o Instituto Votorantim e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Programa ReDes tem como objetivo contribuir para o crescimento sustentável dos municípios brasileiros, por meio da implantação e consolidação de projetos que estimulem o desenvolvimento das cadeias produtivas locais. Em Goiás, desde que o ReDes começou a atuar, em 2011, foram investidos mais R$ 2,3 milhões para estruturar os projetos selecionados pelo Programa.

Uma das iniciativas contempladas é da Cooperativa dos Piscicultores do Lago Serra da Mesa (Cooperpesca), do município de Uruaçu, que recebeu auxílio do ReDes para a construção de um frigorífico para beneficiamento da carne de peixe. O presidente, Paulo Lis, esteve presente na solenidade de entrega de certificados. Na ocasião, ele comentou as contribuições do ReDes para alavancar o projeto e sobre as perspectivas para o futuro. “Somos muito gratos por termos sido contemplados pelo ReDes, porque foi fundamental para estabelecer nosso negócio. Consideramos um milagre para nós esse apoio, porque é um programa criterioso e ficamos muito felizes sermos selecionados. O próximo passo é aumentar as vendas, porque conseguimos o Selo de Inspeção de Estadual e a aprovação do rótulo dos nossos produtos, o que permitirá comercializarmos em todo o Estado a partir de 2016”, relatou.

A Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Região do Criminoso e Silveira (Coopercrim), localizada na zona rural de Niquelândia (GO), também recebeu apoio do ReDes para construção da panificadora Sabores da Fazenda. A presidente da Coopercrim, Edivânia Spíndola, agradeceu ao Programa pelo suporte oferecido. “Somos muito gratas ao ReDes por ter acreditado no nosso trabalho e na nossa capacidade de gerir esse empreendimento. Após essa parceria, conseguimos profissionalizar nosso negócio e torná-lo rentável para as cooperadas, contribuindo para a independência financeira delas. Nosso próximo desafio é expandir as vendas para outras cidades”, comentou.

O gerente-geral da Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, José Maximino Ferron, comentou sobre os avanços impulsionados pelo Programa na região. “Nossa proposta foi de fortalecer a economia local, disponibilizando não só recursos financeiros como também consultorias técnicas para as cooperativas se profissionalizarem. Encerraremos 2015 com a certeza de que contribuímos para a transformação desses projetos em negócios prontos para atuar no mercado. Estamos muito satisfeitos, pois é gratificante perceber que ajudamos a realizar sonhos, incentivando ainda a geração de mais emprego e renda na região”, afirmou.

Projetos apoiados em Goiás
Coopercrim – Inaugurada em novembro de 2013, a panificadora Sabores da Fazenda foi o primeiro projeto entregue pelo ReDes no Estado. O negócio transformou para melhor a vida das mulheres que integram a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Região do Criminoso e Silveira (Coopercrim), localizada na zona rural de Niquelândia. A panificadora conta com mais de 100 metros quadrados de área e possui diversos equipamentos para produção, como freezer, fogão e geladeira. Tudo para oferecer condições adequadas para as 15 cooperadas trabalharem em uma área planejada de acordo com as exigências sanitárias e de segurança. A fábrica produz mais de 30 variedades de produtos, entre pães, bolos, roscas, biscoitos, entre outros quitutes. O atendimento é feito para escolas, supermercados e feiras livres da região. O transporte dos produtos é feito por um caminhão, que também foi disponibilizado pelo ReDes à cooperativa.

Cooperpesca – A Cooperativa dos Piscicultores do Lago Serra da Mesa (Cooperpesca), localizada em Uruaçu, recebeu apoio do ReDes para a construção de um frigorífico, inaugurado em abril de 2014, para beneficiar peixe. O espaço físico passou de 32 para 128 metros quadrados, onde foram instaladas três câmaras frias, para rejeitos, resfriamento e estocagem e equipamentos diversos. Também foram adquiridos um grupo de geradores, equipamentos aquáticos e furgão para o transporte dos peixes. As melhorias transformaram o ponto de abate de peixes em um frigorífico de médio porte, beneficiando famílias que vivem da atividade pesqueira no Lago Serra da Mesa. A carne beneficiada é transformada em costelinha, podendo ainda ser desossada para fornecer o filé do peixe ou em polpa para preparação de bolinho de tilápia.

Amurv – A Associação das Mulheres do Rio Vermelho (Amurv), também situada na zona rural de Niquelândia, foi beneficiada pelo apoio do ReDes, que inaugurou em novembro de 2014, uma fábrica para produção de doces e conservas com alimentos cultivados em hortas comunitárias. Com 120 metros quadrados, a fábrica conta também com uma edificação anexa de 95 metros, que comporta as áreas administrativas, vestiários e refeitórios. O espaço foi equipado com processador de alimentos, fogões e fornos industriais, freezers, purificadores de água, seladoras manual e a vácuo, moedor de grãos, entre outros itens. No local, são produzidos doces cristalizados, doces em pasta, doces em barra, compotas, geleias de frutas e conservas de legumes e pimentas. O investimento do ReDes possibilitou também que a Amurv adquirisse para o negócio um caminhão-baú, computador e impressora, móveis para escritório, mesas em aço inox, e insumos para manuseio nas hortas, como adubos, sementes, fertilizantes e materiais para irrigação.

Camprun e Coopavib – O Programa ReDes disponibilizou, ainda, insumos e máquinas agrícolas para a Central de Serviços à Agricultura Familiar (Camprun), também de Niquelândia. Já em 2016, o foco dos investimentos do ReDes será para a entrega da fábrica de laticínios do projeto Fortalecimento da Cadeia Produtiva Leiteira (Coopavib), em Colinas do Sul.

Sobre a Votorantim Metais
A Votorantim Metais é uma empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina. A companhia possui dezessete unidades: onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo.

Share.

About Author

Comments are closed.