A conquista vem para coroar os dois anos de trabalhos prestados para a Diageo, gigante multinacional do ramo de bebidas alcoólicas, detentora das marcas Johnnie Walker, Smirnoff, Buchanans, Baileys, Guinness, entre outras.
A princípio, o convite para a concorrência nos surpreendeu, revela o VP da agência, Fernando Taralli. A Wunderman Espanha não foi chamada para o processo, o que tornou nosso desafio e nossa responsabilidade ainda maiores.
O convite é justificado pelos importantes projetos de marketing de relacionamento e digital, desenvolvidos para o Brasil e América Latina, que ajudaram a construir e consolidar a presença digital das principais marcas do cliente. Além da Wunderman Brasil, única agência estrangeira convidada, participaram da concorrência outras cinco agências digitais, todas radicadas na Espanha.
O fato de já exportarmos a criação para os países da América Latina serviu como escola para a construção de uma apresentação sólida com uma integração perfeita entre a proposta de planejamento e a entrega criativa, complementa Eco Moliterno, diretor de criação.
Merecem destaques as ações de Baileys no México e Buchanans na Colômbia, bem como as iniciativas brasileiras regionalizadas nos outros países.
Dentre todas as marcas Diageo, Johnnie Walker foi a com maior presença digital no Brasil, com importantes projetos e ações desenvolvidas para Green Label, Black Label e Red Label.
O lançamento de Johnnie Walker Red Mix teve ainda sua linha conceitual totalmente desenvolvida pela Wunderman. O conceito Combina, criado pela agência, foi utilizado em todos os canais off-line, na internet e no on-trade, e já tem sua segunda fase em desenvolvimento. A criação e a extensão do Combina é reflexo desta mudança do mercado onde a idéia pode nascer em qualquer uma das agências que atendem o cliente, não importando o seu ramo de atuação salienta Eco.
O desafio agora é consolidar a presença de Johnnie Walker em um mercado onde ainda não é líder, tarefa que a Wunderman pretende cumprir seguindo a mesma metodologia de trabalho, aplicada no Brasil e na América Latina, com planejamento e criação trabalhando de forma integrada.
Com a conquista da conta de Johnnie Walker Espanha, a Wunderman inaugura também um modelo pioneiro de trabalho, baseado na exportação de know-how, e não de profissionais, completa Taralli, referindo-se ao grande êxodo de profissionais brasileiros de internet para agências do mundo todo.