YouTube. Dois anos de polêmica.

0

 

No dia 14 de fevereiro de 2005, os americanos Steve Chen, Chad Hurley e  Jawed Karim puseram no ar o YouTube, com o intuito de veicular vídeos seus, de amigos e de propagandas que achavama divertidas. Foi como abrir as janelas para as mais remotas comunidades virtuais. Numa promoção boca a boca e virtual, logo o YouTube virou referência e passou a ser a mídia principal de ações virais, que se espalham tão rápido como a sua fama.

Daniela Cicarelli, por exemplo, sabe que da próxima vez que se exibir com namorados em cenas ousadas e alguém estiver por perto com filmadora simples, de celular ou mais sofisticada, no mesmo dia a imagem vai estar no YouTube. E a agência Escala aprendeu que onde há polêmica há oportunidade para abrir espaço até para mensagem sérias e importantes como o combate à dengue. Soltou filme no YouTube em que um casal dos mosquitos transmissores da dengue fazem o mesmo ritual na praia que Cicarelli e o namorado para alertar que é na água que o mosquito da dengue se reproduz. Fez o maior sucesso e passou uma mensagem importante.

Na semana passada, os dois jovens sócios do YouTube (Chen e Hurley porque Karim saiu antes da venda bilionária para fazer carreira universitária – deve estar prá lá de arrependido)  embolsaram US$ 650 milhõesem ações, uma parte do negócio que o Google levou por US$ 1,65 bilhão no fim do ano passado.

O site, que permite aos internautas terem acesso gratuitamente a vídeos de todo o mundo, tem na liberdade de postagem pelos usuários a sua principal ferramenta e o seu principal trunfo. Os dois sócios que moravam na cidade de San Mateo, na Califórnia, tiveram na garagem de casa a idéia do YouTube, pois não conseguiam enviar por e-mail vídeos grandes para os amigos. Então, surgiu a idéia de um site para compartilhar esses filmes. Tinham uma idéia na cabeça e pouco dinheiro no bolso. Eles então usaram o saldo do cartão de crédito de Chen, para pôr o YouTube no ar em maio. O sucesso começou em março de 2006, quando cerca de 20 mil novos vídeos eram postados no YouTube diariamente.

O YouTube detém hoje cerca de 43% de todas as visitas a sites de vídeo, onde diariamente são vistos mais de 100 milhões de vídeos por cerca de 19.6 milhões de internautas diariamente. Hoje, o YouTube já tem cerca de 4% da audiência global diária enquanto que a famosa rede social My Space, onde também é possível ter acesso a vídeos, está com 3,5% da audiência mundial.

O endereço é www.youtube.com . Nem precisa dizer que o site é todo seu.

Share.

About Author

Comments are closed.