Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
ZOO DO RIO: POR UM DIA REFRESCANTE! - Revista Publicittà ZOO DO RIO: POR UM DIA REFRESCANTE! - Revista Publicittà

ZOO DO RIO: POR UM DIA REFRESCANTE!

0

Animais do Zoo do Rio recebem sorvetes e frutas com gelo para se refrescarem nesse verão de altas temperaturas.Uma delícia de dieta.
Texto: Vinícius Lisboa – repórter da Agência Brasil
Fotos: Tânia Rêgo – repórter da Agência Brasil

 

Carla tem cerca de 50 anos e, para suportar o calor do verão no Rio de Janeiro, toma 50 quilos de sorvete em um dia. Tudo sem conservantes nem açúcar. Carla é a elefanta do Zoológico do Rio e tem sua dieta cuidadosamente controlada pela zootecnista Karla Cunha. Para refrescar o verão deste ano, o zoológico se preparou comprando um novo freezer e dobrando a produção de “sorvete” para os animais.

“Com o calor, percebemos que os animais ficam quietos, fatigados e apáticos. Com o sorvete, eles se movimentam mais e se refrescam. A apatia diminui no momento de prazer que eles têm”, diz Karla.

Desde novembro, o zoológico prepara 200 quilos de comida congelada e distribui para primatas, felinos, ursos e elefantes. Os carnívoros, como o tigre e a onça, recebem carne congelada. Já os onívoros – que se alimentam de vegetais e carnes – como os chimpanzés, recebem frutas batidas com iogurte ou puras. Além disso, a poda das árvores foi interrompida, para garantir mais sombra, e as jaulas contam com aspersores de água e renovação de água corrente.

Além de se refrescar, os animais são estimulados a procurar a melhor forma de comer os lanches. Os macacos, por exemplo, ao perceber que se trata de um alimento gelado, aprendem a comer os picolés de fruta no palitinho. Já os elefantes têm que encontrar formas de quebrar o gelo para pegar a fruta congelada com a tromba: “Tudo isso vai ativando o raciocínio e a memória e faz com que o animal aumente a atividade física. Eles interagem, e isso e aguça os sentidos, como olfato e paladar”.

Os sorvetes e picolés não podem levar açúcar e têm que ser preparados pelo próprio zoológico para atender às necessidades de cada espécie. As frutas preferidas têm sido as que contêm água, como melancia, melão e uva. Segundo Karla, alimentar os animais com sorvete normal pode causar diabetes e problemas dentários, como cáries.

A dieta especial vai até março, quando acaba o verão. Até lá, os visitantes do zoológico podem conferir os animais tomando sorvete nos horários mais quentes: no fim da manhã e no início da tarde.

Com um picolé na mão, Gabriel Machado, de 5 anos, foi ao zoológico do Rio com a família na manhã de do dia 12 de janeiro de 2015, quando os termômetros registravam 36,4 graus Celsius, segundo o Sistema Alerta Rio da Prefeitura do Rio de Janeiro. “Está muito calor mesmo. Meu pai até colocou ar condicionado na minha casa. Para o bicho, o jeito é tomar o picolé”, se diverte ele.

Share.

About Author

Comments are closed.