De 5 a 9 de novembro, acontece a primeira edição do evento Pense Moda, no Shopping Iguatemi São Paulo. Idealizado e criado pela jornalista Camila Yahn, pela produtora Barbara Bicudo e pelo produtor Marcelo Jabur, o Pense Moda propõe um encontro voltado à discussão e ao debate do pensamento artístico, ligado ao lado criativo da moda, além de ter o objetivo central de captar e desenvolver o DNA da moda brasileira.
O evento é destinado a um público diverso, composto por pessoas interessadas em moda: profissionais de criação, comunicação e marketing, empresários, bureaux de tendências, jornalistas, consultores de moda e estudantes. Os ingressos estarão à venda a partir do dia 8 de outubro pelo site www.pensemoda.com.br, ou ainda pela central de atendimento, no número (11) 3812-1985.
Esta primeira edição, o Pense Moda tem o intuito de fomentar o questionamento e impulsionar a qualidade da moda no Brasil, ampliando e enriquecendo a discussão criativa e consecutivamente contribuindo para o amadurecimento do setor.
Para tanto, o conselho do Pense Moda é formado pelos principais representantes de diversos segmentos, como o estilista Alexandre Herchcovitch, o fotógrafo Bob Wolfenson, os jornalistas Doris Bicudo e Jackson Araujo, os consultores de moda Eduardo Jordão e Ligia Rocha, o empresário e sócio da marca Surface 2 Air, Sebastian Orth, e o diretor do Banco de Investimento Português Waldick Jatobá. Buscamos unir profissionais de diversas áreas para obtermos diferentes opiniões e posicionamentos a respeito do crescimento do setor e sobre os novos formatos da criação, apresentação e comercialização, conta a curadora Camila Yahn.
Em sua primeira edição o evento conta com a presença de participantes renomados, como o estilista inglês Gareth Pugh, consagrado nas passarelas da London Fashion Week e uma das grandes apostas do momento; o stylist inglês Judy Blame; Lulu Kennedy, criadora do projeto Fashion East, uma empresa sem fins lucrativos que direciona a carreira de novos talentos, como aconteceu com o estilista Jonathan Saunders e o próprio Gareth. Entre os convidados brasileiros, estão Alexandre Herchcovitch e Paulo Borges. Queremos que as pessoas tenham uma visão mais analítica e ampla da moda brasileira e do processo criativo que a permeia, esclarece Barbara Bicudo.
O Pense Moda aparece em uma ocasião bastante oportuna para o setor e para o público. O Brasil vive um momento afirmativo no que diz respeito à identidade, criatividade, profissionalização e reconhecimento. Por outro lado, a moda internacional não mais se restringe ao circuito tradicional. A imprensa mundial passa a considerar São Paulo como a capital latino-americana da moda, e nessa parte do continente não existe evento que possa ser comparado ao São Paulo Fashion Week, tanto pelo conteúdo apresentado, quanto pelas oportunidades de negócios oferecidas, pontua Marcelo Jabur.
Hoje há uma procura cada vez maior sobre conhecimento, viabilização e criação da moda. E é exatamente esse público, sedento por informações, que o Pense Moda quer atingir. O evento promete ser um canal de disseminação de conceitos da moda brasileira.
Programação
05 de novembro de 2007
9h: Palestrante Camila Yahn Tema Abertura oficial
9h15 10h15: Palestrante Lulu Kennedy Tema Fada Madrinha: Criadora da Fashion East, organização sem fins lucrativos que orienta novos designers
10h30 11h30: Mesa Geração Frescor com Fábia Bercsek, Rita Wainer, Wilson Ranieri, Amonstro e Neon Mediador Maria Prata em Debate com novos estilistas: as dificuldades do mercado e os novos formatos de lançamentos e vendas.
06 de novembro de 2007
9h: Palestrante Camila Yahn Tema Abertura;
9h15 10h15: Palestrante Alexandre Herchcovitch Tema Por dentro de uma coleção – O estilista mostra, por meio de imagens e comentários, seu processo criativo, da primeira inspiração às roupas prontas nas araras;
10h30 11h30: Palestrante Gareth Pugh Tema Ousadia e criatividade: A trajetória e as dificuldades de um jovem estilista ao topo da moda internacional.
07 de novembro de 2007
9h: Palestrante Camila Yahn Tema Abertura;
9h15 10h15: Palestrante Hugo Scott Tema Comunicação De Marca – Diretor da grife Marc Jacobs, no Reino Unido, fala sobre novos formatos de comunicação de moda;
10h30 11h30: Mesa Fotografia de Moda no Brasil com Bob Wolfenson, Daniel Klajmic, Mario Daloia e André Passos Tema A influência internacional: Qual a relevância real do material vindo de fora no trabalho dos fotógrafos brasileiros? E quais os obstáculos em se atingir uma potência criativa na área?
08 de novembro de 2007
9h: Palestrante Camila Yahn Tema Abertura;
9h15 10h15: Palestrante Paulo Borges Tema O Trabalho de um Visionário – O poderoso chefão da moda dá um panorama sobre os novos rumos da moda brasileira/ Os conglomerados de moda são a salvação das marcas pequenas?
10h15 11h30: Mesa Grandes Marcas e Estilistas com Alexandre Herchcovitch, Forum, Marcelo Sommer, Oskar Metsavaht (Osklen), Ronaldo Fraga e José Gayegos/ Os estilistas mais influentes do Brasil debatem sobre a influência da economia no processo criativo de suas marcas.
09 de novembro de 2007
9h: Palestrante Camila Yahn Tema Abertura;
9h15 10h15: Palestrante Judy Blame Tema Ousadia e Personalidade: Os altos e baixos do stylist que marcou era, e se tornou um dos designers mais criativos do momento; a visão de um amante do Brasil na questão da identidade brasileira;
10h30 11h30: Mesa Stylists com Daniel Ueda, Mauricio Ianes, David Pollak, Thiago Ferraz, Flavia Lafer e Chiara Gadaleta – Mediador Jackson Araújo em Surge uma Nova Profissão: Onde começa e onde termina o trabalho do stylist; a parceria com as marcas e a (falta de) liberdade de ação.