A 3ª edição da FLIPORTO Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas, encerrada no domingo, 30 de setembro, no município de Ipojuca, bateu o recorde de público de todas as edições realizadas, recebendo cerca 13 mil pessoas, durante os 4 dias do evento. O balanço foi informado hoje pelo diretor da Publikimagem, Pablo Magalhães, organizador da FLIPORTO, que ressaltou a ampliação do evento como maior desafio vencido. Realizar uma mudança tão grande implica em riscos altos. É quase como criar um novo evento. Tínhamos pouco tempo para formatar, organizar e buscar o apoio dos patrocinadores, mas felizmente conseguimos. lembra Pablo. Para o ano que vem, Pablo ressalta a necessidade de refinar o evento, reduzindo o número de escritores convidados e ampliando o tempo dos encontros literários. Tínhamos que dar um salto grande para posicionar a FLIPORTO no mercado. Acho acertamos na escolha do tema central (a literatura latino-americana), e na disposição do evento, mas ano que vem devemos enxugar o número de participantes para permitir o aprofundamento dos debates.
A FLIPORTO 2007 contou com o apoio do Governo de Pernambuco, da Prefeitura de Ipojuca, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), da Rede Globo Nordeste, Rádio BandNews, do Banco do Brasil e da Fundação Roberto Marinho.Para a próxima edição, os organizadores decidiram manter como tema central a literatura latino-americana, no entanto pensam trazer também escritores portugueses, espanhóis e africanos, afinal, o Brasil é uma síntese dos dois continentes.
O curador da FLIPORTO, Antonio Campos, destacou como ponto mais significativo dessa edição a interação entre o público e os escritores. De uma maneira quase informal possibilitamos uma aproximação entre os escritores com o público, que participou ativamente dos painéis. Outro aspecto que agradou a Campos foi a interação entre os escritores. Os escritores brasileiros estavam distanciados do resto da América Latina, acredito a que FLIPORTO contribuiu para uma reaproximação. Por isso vamos manter o tema central da Festa ano que vem.
A edição de 2007
A FLIPORTO 2007 reuniu 163 escritores, sendo 121 brasileiros e 42 estrangeiros de 16 países da América Latina, além de escritores da Espanha e de Angola. Pernambuco foi o estado brasileiro que teve a maior presença no evento com 51 escritores. Sempre buscando a troca de experiências, a curadoria organizou os painéis mesclando escritores brasileiros com estrangeiros para ressaltar a diversidade e estimular a troca de experiências.
A organização da nova FLIPORTO é um caso à parte. A Publikimagem montou uma operação que envolveu uma equipe de 77 colaboradores. A escolha dos profissionais foi previamente definida. Estudantes e profissionais das áreas de Letras e Turismo tiveram prioridade.