A Toyota deu início à celebração do seu cinquentenário no Brasil na noite de ontem (30 de janeiro), com uma grande festa na Sala São Paulo, que fica localizada no Centro da capital paulista. O evento teve a presença ilustre de Shoichiro Toyoda, presidente honorário da Toyota e filho de Kiichiro, o fundador da Companhia.
Shozo Hasebe, presidente da Toyota Mercosul, recebeu mais de 1.000 convidados, entre autoridades, concessionários, empresários e representantes da comunidade japonesa. Estiveram presentes o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador de São Paulo, José Serra, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
O serviço de buffet ficou por conta do Fasano e do oriental Takô. O show musical, recheado de MPB, ficou a cargo de Milton Nascimento, Toquinho e da cantora Roberta Sá.
Discursos da festa
É um grande orgulho participar da cerimônia de 50 Anos da Toyota do Brasil. Quando nos instalamos aqui, em 1958, a Toyota do Japão era uma pequena montadora de automóveis. E hoje fico feliz em ver o desenvolvimento da Toyota no mundo e observar que o Brasil acompanhou esse crescimento.
Shoichiro Toyoda, presidente honorário da Toyota Motor Corporation.
Há dois anos fui nomeado presidente da Toyota do Mercosul. E, ao chegar aqui, fiquei surpreso e encantado em encontrar pessoas motivadas e felizes em estarem na empresa. Por isso, é uma grande honra participar dos 50 anos da Toyota do Brasil.
Shozo Hasebe, presidente da Toyota Mercosul
Fiz minha primeira viagem ao Japão, em 1978, a convite dos trabalhadores da Toyota. E hoje me sinto identificado com a cultura japonesa. Tenho certeza que se a Toyota vendeu mais de 72 mil carros no Brasil em 2007, vai vender mais em 2008 e mais em 2009.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República Federativa do Brasil