O Santander acaba de lançar sua campanha publicitária de 2014, criada pela Talent. Com o tema “Proposta pra você”, a estratégia da marca é propor soluções bancárias inovadoras às pessoas, de uma forma mais direta do que o segmento tem proposto. Por meio de pesquisas, Talent e Santander identificaram que a experiência de ter maior poder aquisitivo, somada ao acesso à informação, fez dos consumidores pessoas mais críticas em relação aos bancos, mudando seu comportamento em relação a eles.
A conclusão do estudo é que as pessoas querem conhecer e entender as opções de produtos e serviços financeiros para fazer a melhor escolha. Os bancos, por sua vez, têm falado de tantos assuntos institucionais que deixam de abordar suas ofertas concretas. “Os clientes e não clientes precisam saber que temos opções que os concorrentes não têm, para cada um de nossos públicos. Por isso, vale a pena nos consultar antes de fechar qualquer negócio”, conta Paula Nader, diretora de Marca e Marketing.
Para romper com o senso comum de que falar de banco e assuntos financeiros é algo chato, a nova campanha de Santander quer quebrar essa barreira e se comunicar com as pessoas de uma forma mais suave. Toda a campanha vem acompanhada de uma linguagem inusitada, com muita irreverência e bom humor, a fim de gerar questionamento e aproximação com as pessoas, inovando a linha de comunicação da categoria na TV. As peças falam sobre o banco e seus produtos com linguagem cotidiana – leve, provocativa, divertida, – procurando provocar dissonância e disrupção sobre as escolhas que, por vontade própria ou não, as pessoas fizeram sobre os bancos.
Todos os filmes de TV terão continuidade na internet e trazem a palavra “Upalelê”, forte candidata a cair no gosto popular, expressão que sinaliza uma escolha equivocada daquele que não optou por produtos e serviços oferecidos pelo Santander.
Link Filmes:
Terapia: https://www.youtube.com/watch?v=hXNQEGCrk4g
Pamonha: https://www.youtube.com/watch?v=_B1_gjEoUqM
Link Filmes Internet:
Não diga não: https://www.youtube.com/watch?v=bIcvgoHglvA
Batalha da pamonhas: https://www.youtube.com/watch?v=MPoNDrPhw5s
Ficha técnica
Agência: Talent Propaganda S/A
Cliente: Banco Santander Brasil S/A
Título: Pamonha, Terapia
Duração: 60” (versão internet) e 30”
VP de Criação: João Livi
Direção de Criação: Philippe Degen, Eduardo Martins
Criação: Philippe Degen, Eduardo Martins, Beto Rogoski, Daniel Leitão
Produtor de RTVC: Maria Herminia Weinstock, Priscilla Sanches
Atendimento: Erick Sobral, Tom Gil, Denise Nogueira, Fabiana Lira, Tatiana Basílio, Bianca Trevine
Planejamento: Renata Serafim, Márcia Aguirre, Felipe Gavronski, Rafael Guper
Mídia: Paulo Stephan, Rafael Amorim, Eduardo Amato, Carolina Candil, Marco Almeida
Produtora de imagem: O2 Filmes
Direção: Paulo Caruso
Atendimento: Rejane Bicca, Miriam Lima
Finalizador: O2 Filmes
Produtora de Som: Audio Boutique
Produtor: Lourenço
Aprovação do cliente: Paula Nader, Gabrielle Canettieri, Patricia Viegas, Daiane Pereira