O Instituto Verificador de Circulação (IVC), principal órgão auditor de circulação dos veículos impressos no Brasil, acaba de concluir os procedimentos que culminaram na aprovação do jornal Diário do Comércio como novo filiado na categoria “Circulação Controlada de Conteúdo Variado”. O segmento abrange publicações distribuídas gratuitamente às pessoas que manifestaram de forma individual e explícita o interesse em recebê-las por tempo determinado e em endereço especificado.
A publicação completa 83 anos no dia 1.º de julho e pertence à Associação Comercial de São Paulo, uma das entidades mais tradicionais da capital paulista. O jornal circula de segunda a sexta-feira com média de 20 a 25 páginas. O público leitor é composto por empresários dos setores de varejo, indústria, financeiro e serviços, além de profissionais liberais. Há três anos o veículo passou por reformulação editorial e gráfica, momento em que surgiu a intenção de filiar-se ao IVC. Com a mudança, também foram criados cadernos segmentados sobre temas como automóveis, informática, cultura, turismo etc.
Para o gerente de publicidade do Diário do Comércio, Arthur Gebara, as transformações permitiram reposicionamento e boa receptividade junto às agências de propaganda. Contudo, faltava trabalhar com dados técnicos apurados de circulação. “Isso é fundamental para qualquer mídia impressa e era um dos nossos objetivos. O retorno é muito rápido e já estamos captando novos anunciantes”, explica Gebara.
Atualmente, o IVC possui 440 publicações filiadas. O principal objetivo da entidade é divulgar dados detalhados sobre a circulação desses veículos, zelando pela credibilidade e atendendo à demanda de agências e anunciantes, que necessitam de informações técnicas precisas para seus planejamentos de mídia.