A Gazeta Mercantil, líder na cobertura diária do segmento de economia, negócios e finanças no Brasil , é o primeiro jornal do mundo a neutralizar as emissões de carbono produzidas durante o processo de produção e distribuição de suas edições. Trata-se do projeto “Gazeta Verde” – um programa colocado em prática desde o dia 26 de abril e que tem como parceiros a Max Ambiental (levantamento da emissão de CO2) e a Fundação SOS Mata Atlântica (plantação de árvores). O projeto é um fato histórico no mercado editorial mundial. Seu pioneirismo e impacto positivo para o meio ambiente expressam sua relevância para a sociedade.
A iniciativa se dá justamente num momento em que vem à tona uma ampla discussão sobre o destino do planeta, o meio ambiente e a responsabilidade das empresas no processo de aquecimento global, num cenário que pede cada vez mais soluções inovadoras da sociedade e das corporações.
Com o projeto Gazeta Verde, a Gazeta Mercantil – o maior e mais importante jornal econômico do País -, reafirma sua missão de levar ao seu público informações, reportagens, opiniões e indicadores financeiros sobre o mundo dos negócios, dentro de um arcabouço editorial sempre alinhado às questões mais importantes do mundo contemporâneo: a sustentabilidade, a sobrevivência do planeta e o compromisso com o futuro.
O programa de neutralização de carbono pretende também estimular os leitores, colaboradores e anunciantes a ter a mesma atitude. A proposta é também debater práticas administrativas que possam ajudar a resolver o efeito estufa através de um blog. Esse novo espaço é mais um canal de relacionamento com empresários, formadores de opinião e leitores em geral.
A cobertura dos assuntos relacionados ao aquecimento global e à movimentação das empresas que estão contribuindo para minimizar esse problema mundial ganhou espaço privilegiado na Gazeta Mercantil. Na primeira edição, do dia 26 de abril, e que saiu a logomarca verde, todas as 18 editorias trouxeram reportagens sobre iniciativas que colaboram para a proteção do meio ambiente.
As reportagens mostraram ações como a de bancos que descobriram que se preocupar com o meio ambiente é uma defesa contra investimentos de alto risco.
Reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), sendo o principal deles o dióxido de carbono (CO2), é fundamental para a sobrevivência humana na Terra. O assunto é tema do Protocolo de Kyoto, um tratado internacional, que entrou em vigor em fevereiro de 2005 e que estabelece metas de redução de emissões para os países desenvolvidos.
Embora o Brasil não tenha, por enquanto, metas de redução de suas emissões (que não são pequenas e são causadas principalmente pelas queimadas), existe um movimento voluntário de neutralização adotado por várias empresas e pessoas, como artistas, em todo o mundo. A neutralização pode ser feita de várias formas. Uma delas é o investimento em eficiência energética ou na geração de energia limpa (eólica, por exemplo) para substituição de equipamentos movidos a óleo ou carvão.
Assim, desde o dia 26 de abril, TODAS AS EDIÇÕES do veículo são produzidas sob a CHANCELA “GAZETA VERDE”.
A GAZETA MERCANTIL saiu na frente; Seu PIONEIRISMO e IMPACTO POSITIVO para o meio ambiente expressam sua relevância para a sociedade, um fato histórico no mercado editorial Brasileiro e mundial. Motivo de orgulho para todos os Brasileiros.