A Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) lançou nesta quarta-feira, dia 27 de junho, a sétima edição do Mídia Fatos, publicação anual da entidade que reúne dados referentes ao desenvolvimento do mercado de TV paga no país.
Os números revelam que o setor encerrou o ano passado com faturamento recorde no investimento publicitário, R$ 529,9 milhões, um acréscimo de 42% em relação a 2005. O resultado, que superou o crescimento médio de 9% do total dos outros meios de comunicação, foi fortemente influenciado pelo volume de inserções publicitárias que registrou alta de 25% ante o mesmo período do ano anterior. No total, o segmento de pay-tv já responde por 3% do total do bolo publicitário brasileiro.
Em 2006, a base de domicílios assinantes de TV por assinatura cresceu pelo terceiro ano consecutivo, ultrapassando 16 milhões de espectadores concentrados nas classes econômicas A e B. Seguindo a tendência dos últimos quatro anos, o tempo dedicado aos canais pagos também aumentou em 2006, atingindo a marca de 2h18m. “Os dados mostram a satisfação dos assinantes. Diferentemente dos outros meios de comunicação, a TV paga tem a oferecer muito mais opções de programação além de uma interatividade mais plena com seu espectador”, afirmou VP de Programação da ABTA, Gustavo Leme.
A publicação da entidade revela também que a perspectiva de crescimento do meio TV por assinatura continua elevada, uma vez que 54% dos anunciantes e responsáveis de mídia das agências de comunicação pretendem investir ainda mais no setor.
“O mercado publicitário tem contribuído significativamente para o nosso sucesso. As perspectivas de crescimento para o setor em 2007 estão acentuadas e há uma enorme possibilidade de aumento da penetração por conta da oferta de serviços de qualidade superior”, acrescentou Alberto Niccoli, coordenador do Comitê de Marketing Publicitário da ABTA, responsável pela edição do Mídia Fatos.
Overview – Mídia Fatos 2007 – ABTA
Os Assinantes
– 4,6 milhões de domicílios-assinantes no Brasil.
– 16 milhões (números projetados) de pessoas com acesso à TV por Assinatura.
– 80% são da Classe AB.
– 56% da base assistem diariamente os canais pagos.
– 2h18 é o número médio de horas dedicada ao meio, todo o dia.
– Em 475 municípios que cobrem 64% do IPC – Índice Potencial de Consumo.
O Meio
– 42% o investimento publicitário no meio.
– 25% o volume de inserções.
– Mais de 700 anunciantes em TV por Assinatura.
– 54% dos Anunciantes e Agências querem aumentar o investimento na TV por Assinatura em 2007.