O Itaú, banco que tem a sustentabilidade como um dos compromissos assumidos há mais de 60 anos, faz um convite às pessoas a também refletirem sobre a importância deste tema e lança hoje um concurso cultural que tem como objetivo explorar temas relacionados à sustentabilidade, como a questão do meio ambiente, cultura e educação. Para isso, convida a sociedade a pensar e interpretar o amanhã através de uma foto ou de um vídeo. Como prêmio, a fotografia mais criativa será publicada nos principais jornais do País e o vídeo vencedor será veiculado na televisão.
O Projeto Amanhã extrapola os limites da publicidade convencional e concentra forças no potencial da Internet. No site www.projetoamanha.com.br, os participantes têm informações sobre o concurso, regulamento, download de wallpaper, galeria com os vídeos e fotos já postados.
A novidade começa a ser divulgada a partir da madrugada de hoje, através de uma campanha publicitária, criada pela agência Africa. A estréia se faz com um filme. veiculado em TV aberta e fechada, além de anúncios de jornal e peças de internet,
Aos que necessitam de uma ajudinha para ter inspiração, há uma seção no site que disponibiliza dicas e referências de como produzir suas idéias. Elas são assinadas pelo jornalista Sérgio Kulpas, que também irá postar matérias referentes aos temas do Projeto Amanhã.
Os trabalhos finas serão selecionados por uma banca composta por Nizan Guanaes e Paulo Vainer (na área de vídeos). Nizan também fará dobradinha com J.R. Duran para a seleção final das melhores fotos. Todos os finalistas passarão pelo crivo de um comitê formado por representantes do Banco Itaú.
Sustentabilidade
Essa iniciativa dá continuidade à agenda Itaú de sensibilização de públicos estratégicos em torno de temas da sustentabilidade. Em maio, o banco trouxe o ex vice-presidente norte-americano Al Gore ao Brasil, para estimular o debate sobre aquecimento global, e no último dia 18, os bancos Itaú e Itaú BBA reuniram empresários e formadores de opinião no evento Diálogos Itaú de Sustentabilidade, com o tema Mudanças Climáticas: o papel das empresas. Ainda estão previstos mais três eventos como esse ao longo do ano. O Itaú também está apoiando o Live Earth, evento que ocorrerá simultaneamente em sete cidades ao redor do mundo no dia 7 de julho para promover a conscientização mundial em relação às questões ambientais.