A natureza mutável da Internet estimula a Y&R a adotar uma nova visão sobre o meio digital, capacitando a agência a propor aos clientes soluções diferenciadas, inusitadas e atreladas às características e possibilidades abertas pelo mundo on-line. Elisa Calvo assume a nova diretoria de Estratégia Digital e será a responsável pela reestruturação da área digital.
Marcos Quintela, vice-presidente de Atendimento e Operações da agência, afirma que o investimento no processo de digitalização da Y&R acontece em função da demanda dos clientes e dos resultados obtidos com as recentes ações desenvolvidas para Telefônica – primeira operadora a inaugurar uma sede no Second Life – e do mobile marketing criado para o Bradesco, para citar dois exemplos.
A nova diretora comandará uma equipe inicial de 10 profissionais nas áreas de mídia e criação. Entre seus desafios está a implantação de uma nova cultura de aplicação da web dentro da agência, que irá além das funcionalidades tradicionais. Ela pretende explorar todas as potencialidades da ferramenta, utilizando-a em benefício do que a marca ou a campanha necessitar, potencializando os investimentos dos clientes.
“A proposta é sair do convencional e sugerir novas soluções”, diz ela. Concebidas as estratégias on-line para as campanhas, as duplas de criação digital irão interagir com a equipe de Tomas Lorente, vice-presidente de criação da Y&R.
A mudança faz parte do processo de reestruturação promovida por Quintela desde que chegou à Y&R, em abril de 2006. Nesse período, a agência conquistou as contas da Associação Brasileira de Exportadores de Frango, Bacardi, Goodyear, IBGE, Martini e Uol. A Young & Rubicam encerrou o ano passado com um crescimento de 15% em relação a 2005 e projeta um incremento de 18% nos resultados para 2007.
Elisa Calvo
Formada em comunicação, com especialização em marketing pela ESPM, Elisa Calvo tem em seu currículo o Prêmio iBest 2000 como Publicitária Interativa do Ano. É diretora de mídias interativas do Grupo de Mídia São Paulo. Possui 10 anos de experiência em mídia on-line, tendo participado dos primeiros grandes projetos brasileiros na web para clientes como Banco Real, BCP e cartões Unibanco. Foi gerente de mídia interativa da Ogilvy Interactive, planejando estratégias para IBM, Telefônica, Sul América e Governo Federal, entre outros. A agência foi a maior compradora de mídia online de 1999, obtendo grande presença no meio internet. Assumiu no ano seguinte a área interativa da Age., tendo desenvolvido ações para Nike, MorumbiShopping, Taeq (Grupo Pão de Açúcar), Telesp Celular, Dell, Olla Preservativos, Level Up Games e Itaú Cultural, entre outros.