A Visa, uma das empresas líderes em meio de pagamento eletrônico, inova mais uma vez ao lançar três novas versões do cartão Visa Empresarial, cartão de crédito voltado especificamente para as pequenas e médias empresas (PMEs). Essa estratégia é fruto de uma pesquisa realizada pela companhia no ano passado e marca a primeira segmentação de produto dentro da plataforma de Soluções Comerciais da Visa.
A pesquisa mostrou diferenças cruciais no perfil das PMEs, o que reflete necessidades também distintas para cada uma delas. O lançamento dessas três novas versões de cartão Visa Empresarial tem por objetivo oferecer mais controle, segurança e eficiência ao dia-a-dia das pequenas e médias empresas e, assim, incentivar seu crescimento ao reduzir custos operacionais e melhorar o gerenciamento do fluxo de caixa. Além da linha de crédito, os empreendedores também passam a contar com benefícios mais adequados à sua realidade, diz Eduardo Chedid, vice-presidente de Produtos da Visa do Brasil.
Com base nessa análise, a Visa desenhou três produtos que contemplam benefícios customizados e de alto valor agregado, que vão além da linha de crédito e estarão disponíveis conforme a disponibilização dos emissores. São eles:
Pacote para Gastos Empresariais Diários: desenvolvido para atender profissionais liberais e pequenas e médias empresas, cuja necessidade principal é possuir capital de giro e ter acesso aos serviços tradicionais do cartão para gastos do dia-a-dia. Dentre os diferenciais, destaca-se o Seguro de Proteção de Compras, que assegura o portador em caso de danos ou roubo de compras. Vale ressaltar, que esse benefício só é válido para aquisições efetuadas com o produto.
Pacote para viagens empresariais: criado para o mesmo público citado anteriormente, porém, para atender empreendedores que precisam do cartão para o pagamento de custos de viagens e de representação. Com o esse cartão, os consumidores passam a contar com o Seguro de Acidentes em Viagem, no valor de US$ 250 mil, e Seguro de Aluguel de Automóvel, válido nos EUA e no Canadá.
Pacote completo: desenhado para empresas médias, que possuem diversos funcionários, cujas principais necessidades são concentrar todos os tipos de gastos em um único cartão e estabelecer um amplo relacionamento com o banco emissor. Esse pacote alia em um único produto, os benefícios do Seguro de Proteção de Compras e do Seguro de Acidentes em Viagem.
Os portadores dos cartões Visa Empresarial também contam com as seguintes vantagens: central de atendimento internacional Visa; substituição emergencial de cartões; saque emergencial, e serviço de assistência em viagem no exterior (auxílio antes da viagem; serviço médico; assistência legal de emergência; substituição urgente de passagem; serviço de mensagem de emergência; socorro em perda de bagagem; transporte de emergência; auxílio na prescrição de remédios, e ajuda na entrega de documentos importantes).
Para dar suporte a essas iniciativas, a Visa vem desenvolvendo soluções direcionadas às instituições financeiras para que possam aprimorar o atendimento às PMEs. Para isso, a empresa criou treinamentos e ferramentas interativas para que os bancos efetuem uma venda mais direcionada ao pequeno e médio empreendedor.
Em 2006, as Soluções Comerciais Visa registraram um volume total de compras do ponto-de-venda de US$ 2,3 bilhões no Brasil. Esse resultado representa um crescimento de 38% em todos os produtos Visa destinados a empresas de grande, médio e pequeno portes e governos, se comparado ao ano passado. Nesse período, o número de cartões corporativos emitidos na região aumentou 50% em relação a 2005, registrando 2,2 milhões de plásticos.