Após uma seleção feita diretamente do banco de dados daFIAT, gerenciada pela Datamidia, foram escolhidas 25 pessoas, donos de modelosFIAT que deram depoimentos espontâneos contando a experiência deles com amarca, a relação mais pessoal com o carro e falando sobre o orgulho de ter um FIAT. Juntamente com a equipe da agência, o diretor Caito Ortiz, daPródigo, conseguiu extrair dos consumidores as mais diferentes, divertidas einusitadas histórias. Dos 25 depoimentos, 10 irão ao ar.
O teaserde estréia, veiculado ontem, dia 8, mostra um making ofdos depoimentos. Nele, vemos os consumidores sendo maquiadose como eles reagem frente às câmeras.Ninguém melhor do que umproprietário de FIAT para falar sobre ele. Por isso, a FIAT chamou vários delespara dizer por que você também precisa ter um FIAT para chamar de seu,explica o locutor em off. Osdemais filmes mostram histórias verdadeiras contadas por proprietários de FIATcom os mais variados perfis. Vemos o pai com a filha, irmãos, marido e mulher,entre outros.
Segundo Adilson Xavier, presidente da Giovanni+Draftfcb,Já que a web permite que o consumidor se transforme em co-autor dacomunicação das marcas de sua preferência, nada mais vanguardista que abrirtambém os canais de mídia de massa para que nosso público se manifeste.Colocando o consumidor como porta-voz da FIAT a partir da seleção feita emnosso banco de dados, demos uma nova dimensão ao antigoR16;testemunhalR17; e demonstramos o quanto a propaganda e o marketing derelacionamento podem se potencializar quando trabalham em conjunto.
Além dos comerciais, a ação inclui anúncios de mídia impressa,outdoor, spot de rádio, endomarketing e todo material de ponto-de-venda que irávestir as concessionárias nos próximos meses. Toda a comunicação impressatambém trabalha o lado do orgulho do consumidor. Nas peças, vemos uma setaapontando para um carro com o mote da campanha:Esse FIAT é meu.
A FIAT tem uma preocupação constante de estar sempreinovando em sua comunicação. Nesta nova campanha, estamos usando diversasferramentas de marketing e comunicação. É uma estratégia de sucesso que já vínhamosutilizando no institucional e produto e que agora ampliamos para ovarejo, diz João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing derelacionamento da montadora.
A criação é de Alessandro Bernardo, David Romanetto eRicardo John, com direção de criação de Adilson Xavier e Alexandre Peralta.Aprovação de Lélio Ramos, João Batista Ciaco, Maria Lucia Antonio e LeandroRamiro.
Os filmes serão veiculados nacionalmente em sistema derodízio nas principais emissoras de TV aberta.
A FIAT é líder de vendas há 6 anos e é a atual líder domercado brasileiro com 25,8% de share acumulado no primeiro semestre. Só emjunho, a montadora deteve 27,3% das vendas.